dcsimg

Enem 2009 - Como as universidades usarão o novo Enem


>

Universidade de Brasília (UnB) Utilizará o Novo ENEM para o processo seletivo do 1° semestre de 2011
Instituto Federal de Brasília (IFB) Vai usar o Enem para ingresso no seu curso superior de tecnologia: agroecologia.
Universidade Federal de Goiás (UFG) Já utiliza 20% da nota do Enem na primeira fase do seu processo seletivo. Outras propostas de uso do Enem estão em discussão.
Instituto Federal de Goiás (IFGO) Utilizará o Enem para 20% das vagas nos cursos de graduação.
Instituto Federal Goiano (IF Goiano) Vai usar o Enem para 20% das vagas de graduação.
Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT) Em 2009, utilizará a nota do Enem para seleção em fase única e para vagas remanescentes.
   
Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) Em 2009, adotará o Enem como 1ª fase e para o preenchimento de vagas remanescentes. Em 2010, adotará como fase única.
Universidade Federal de Grande Dourados (UFGD) A partir de 2009 utilizará o ENEM para o preenchimento de vagas remanescentes. A partir de 2011 utilizará o Enem como fase única para 50% das vagas.
Universidade Federal do ABC (UFABC) Adotará Enem como fase única e para o preenchimento de vagas remanescentes
Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) A partir de 2010, utilizará o Enem como parte da nota do processo seletivo (50%) e para vagas remanescentes.
Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) Todos os cursos adotarão Enem pelo menos como 1ª fase e para o preenchimento de vagas remanescentes
Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) O Enem será utilizado como fase única, já em 2009, para preencher 50% das vagas do processo seletivo e para as vagas remanescentes. A outra metade será preenchida por meio do vestibular seriado (nesta modalidade, a 3ª etapa do vestibular seriado é a nota do Enem).
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) Adotará Enem como 1ª fase em 2010.
Universidade Federal de Viçosa (UFV) A partir de 2009, o Enem comporá 50% da nota final do vestibular e será adotado como critério para preencher as vagas remanescentes.
Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL) Adotará o Enem como fase única e para preencher vagas remanescentes
Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) Utilizará o Novo Enem de 2009 como parte da nota (50%) da prova de conhecimentos gerais e para o preenchimento de vagas remanescentes.
Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) Utilização do Novo Enem como fase única para 4 cursos do campus de Itajubá e para todos os cursos do campus de Itabira. Para os demais cursos do campus de Itajubá, o Novo Enem será utilizado como primeira fase.
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) O aluno poderá optar entre usar a nota do Enem na primeira fase ou fazer o vestibular tradicional. Utilizará o Enem para as vagas remanescentes.
Universidade Federal de Lavras (UFLA) O Enem será utilizado como fase única. A instituição também manterá o processo seriado de ingresso, em que a nota do Enem compõe a 3ª fase, além de utilizar o exame para as vagas remanescentes.
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Em fase de decisão para o processo seletivo de 2011.
Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) A partir de 2009 utilizará o ENEM como primeira fase do vestibular. A segunda fase será realizada por processo seletivo próprio.
Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ) 10% a 25 % das vagas (percentual em discussão) serão preenchidas pelo Enem, como fase única. Os alunos que quiserem poderão usar a nota para a primeira fase do processo seletivo. O exame será usado também para preencher as vagas remanescentes.
Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IF Sul de Minas) Vai usar a nota do Enem mais vestibular próprio para acesso às graduações.
Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IF Triângulo) Vai usar o Enem como fase única para ingresso nos cursos superiores.
Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) Vai usar o Enem para 50% das vagas de graduação.
Universidade Federal Fluminense (UFF) A partir de 2010 o Enem será utilizado para compor parte da nota da 1ª fase. A nota do Enem também servirá como bônus de 10% a 15% para compor a nota da segunda fase de alunos das redes públicas.
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) Adotará o Enem como fase única já em 2009 e para o preenchimento das vagas remanescentes.
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) Adotará o Enem como fase única e para preencher vagas remanescente já em 2009.
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Adotará o Enem como primeira fase.
Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) Vai usar o Enem para preencher 100% de suas vagas de graduação.
Instituto Federal Fluminense (IF-Fluminense) Oferecerá 50% das vagas dos cursos superiores de tecnologia e licenciaturas para os candidatos do Enem 2009.
Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) Aprovado em primeira fase para 2009.
Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) Vai usar o Enem para 20% das vagas de graduação.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) No processo seletivo de 2009, a nota do Enem será considerada como parte da nota do aluno. No momento de inscrição no vestibular, o aluno deverá informar se deseja que sua nota seja considerada.
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) Adotará o Enem como parte da nota (50%) e para vagas remanescentes;
Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) Adotará o Enem em fase única e para as vagas remanescentes a partir de 2009;
Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) Adotará o Enem em fase única a partir de 2009 e para vagas remanescentes;
Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) Adotará o Enem em fase única e para o preenchimento de vagas remanescentes a partir de 2009.
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) Em fase de decisão
Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFRSG) O aluno poderá optar pela utilização da nota do Enem ou do processo seletivo tradicional da instituição.
Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) Vai usar o Enem como fase única para ingresso aos cursos de graduação.
Instituto Federal Farroupilha (IF Farroupilha) Vai usar o Enem, mas ainda não definiu a forma.
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Utilizará o Novo ENEM em 2009 como parte da nota (20%) e para a ocupação de vagas remanescentes.
Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) Do total de vagas oferecidas nos cursos superiores, 20% serão destinadas a candidatos que optem pela utilização da nota do Enem.
Universidade Federal do Paraná (UFPR) A nota final do vestibular será composta de 90% da nota do vestibular e 10% da nota da prova objetiva do ENEM.
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) Adotará o Enem em fase única e discute adotar para vagas remanescentes;
Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) Adotará o Enem em fase única e para vagas remanescentes a partir de 2009. 50% das vagas serão reservadas para estudantes de escola pública.
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Adotará o Enem para 1ª fase. Está em discussão o preenchimento de vagas remanescentes;
Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) Adotará o Enem em fase única e vagas remanescentes a partir de 2009.
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) Utilizará o Novo Enem para ocupação das vagas remanescentes.
Universidade Federal da Paraíba (UFPB) Em fase de decisão.
Instituto Federal da Paraíba (IFPB) Vai utilizar o Enem como fase única para ingresso nas graduações.
Universidade Federal de Alagoas (UFAL) A partir de 2009 utilizará o Novo Enem para preenchimento das vagas remanescentes. A partir de 2011 utilizará como fase única em seu processo seletivo.
Instituto Federal de Alagoas (IFAL) Vai usar o Enem para 50% das vagas de graduação.
Universidade Federal da Bahia (UFBA) Adotará fase única para os quatro cursos de Bacharelado Interdisciplinar e o curso superior de tecnologia. Está em discussão o preenchimento de vagas remanescentes.
Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) Utilização do Novo Enem como fase única para 70% das vagas ofertadas e como parte da nota para 30% das vagas. Também será utilizado para o preenchimento das vagas remanescentes.
Instituto Federal da Bahia (IFBA) Vai usar o Enem para 50% das vagas oferecidas.
Instituto Federal Baiano (IF Baiano) Vai usar o Enem como fase única para ingresso na graduação.
Universidade Federal do Maranhão (UFMA) Adotará o Enem em fase única e para vagas remanescentes a partir de 2009.
Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Vai usar o Enem como fase única para ingresso na graduação.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) Em fase de decisão
Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) Adotará o Enem em fase única e para o preenchimento de vagas remanescentes a partir de 2009;
Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) Utilizará o Enem como fase única para ingresso nos cursos de graduação.
Universidade Federal do Ceará (UFC) Em fase de decisão
Universidade Federal de Sergipe (UFS) Utilização do Novo Enem para o preenchimento de vagas remanescentes.
Instituto Federal de Sergipe (IFS) Vai usar o Enem como fase única para ingresso na graduação.
Universidade Federal do Piauí (UFPI) Adotará fase única para 50 % das vagas de todos os cursos e para preencher vagas remanescentes a partir do processo de 2009.
Instituto Federal do Piauí (IFPI) Vai usar o Enem para preencher 100% de suas vagas de graduação.
Universidade Federal do Acre (UFAC) Utilizará o ENEM a partir de 2009 para o preenchimento de vagas remanescentes.
Universidade Federal do Amazonas (UFAM) A nota do Enem será usada como fase única para preencher 50% das vagas do processo seletivo. As outras 50% serão preenchidas por meio de avaliação seriada. O Enem também será usado para preencher vagas remanescentes.
Universidade Federal do Pará (UFPA) Em fase de decisão
Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) Não utilizará o Enem nos processos seletivos de 2009 e 2010.
Instituto Federal do Pará (IFPA) Vai usar o Enem como única forma de acesso aos cursos superiores de tecnologia e licenciaturas.
Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) Não utilizará o ENEM no processo seletivo de 2009.
Universidade Federal do Tocantins (UFT) A partir de 2009, utilizará o Novo ENEM como fase única para 25% das vagas de todos os cursos e para vagas remanescentes. As demais vagas serão preenchidas pelo processo seletivo próprio da universidade.
Universidade Federal de Rondônia (UNIR) Utilizará o Novo Enem em 2009 como fase única para 10% das vagas.
Universidade Federal de Roraima (UFRR) Em fase de decisão
UNIVERSIDADES NOVAS (PLs em tramitação no Congresso Nacional) Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) Adotará o Enem em fase única. A operacionalização do processo está em discussão;
Universidade Federal da Integração Amazônica (UNIAM) Adotará o
Enem em fase única;
Universidade Luso Afro-Brasileira (UNILAB) Adotará o Enem em fase única. A operacionalização do processo está em discussão;
Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) Adotará o Enem em fase única.
Aluno de escola pública terá bônus.

 

Confira ESPECIAL ENEM 2009

 

> Apresentação

> Análise de professores

> Reta final - Guia para as provas

> Diferenças entre o velho e o novo Enem

> Perguntas frequentes

> Como as universidades usarão o novo Enem

> Como fazer uma boa dissertação (Prof. Platão Savioli, para a revista VEJA)

> Dicas para leitura de gráficos e tabelas (Profª Vera Lúcia Antunes, para a revista VEJA)

Veja ainda:

> Geografia e Física - o que cairá no Enem?

> Em Português será cobrada Gramática Aplicada

> MEC responde 14 perguntas sobre a prova do Enem

> Matemática terá peso maior no novo Enem

Créditos: INEP - Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira | Revista Veja

Comentários

Siga-nos:

Instituições em Destaque

 
 

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as últimas notícias do Vestibular além de dicas de estudo: