dcsimg

Argentina: 01. Histórico


Nome oficial: República Argentina

Nacionalidade: Argentina

Datas nacionais:
25 de maio de 1810 - Formação da Primeira Junta de Governo Pátrio.
9 de julho de 1816 - Proclamação da Independência.

Idioma: O idioma oficial é o espanhol (ou castellano, como os argentinos preferem chamá-lo). Em Buenos Aires, adota formas do lunfardo, gíria do âmbito portenho. Algumas línguas indígenas também são faladas no interior do país, como o araucano, o guarani ou o quíchua.

Bandeira - A bandeira da Argentina se constitui de três faixas horizontais, sendo que duas são de cor azul celeste e a faixa central de cor branca. No centro desta há um sol dourado de 32 pontas que leva um rosto desenhado.

Existem várias explicações que justificam as cores da bandeira. A mais popular diz que ela foi inspirada nas cores do céu. Versões de historiadores afirmam que celeste-branco era a cor da família Bourbon que governava a Espanha na época e que por isso os revolucionários teriam começado a propagar o uso dessas cores como forma de despistar a atenção da metrópole em relação à iminente independência.

A bandeira argentina foi criada pelo general Manuel Belgrano em 1812, no lugar onde hoje está a cidade de Rosário. O dia da bandeira é comemorado na data de seu aniversário de morte (20 de junho).

Religião - Há ampla liberdade de culto e a grande maioria da população (92%) segue a religião católica. Protestantes 2%, judeus 2%, outras 4%.

Fonte: mibuenosairesquerido.com


>> AINDA SOBRE Argentina

Comentários

Siga-nos:

Instituições em Destaque

 
 

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as últimas notícias do Vestibular além de dicas de estudo: