Argentina: 08. Principais Cidades

  • Data de publicação

BUENOS AIRES


Casa Rosada
É a capital da República Argentina. A cidade se estende sobre um terreno plano, e tem uma superfície de 202 km² onde vivem aproximadamente 3 milhões de habitantes. Somando também a população da área metropolitana, a população total de Buenos Aires supera os 10 milhões de habitantes, o que a converte em um dos 10 centros urbanos mais populosos do mundo.O Rio de la Plata e o Riachuelo são os limites naturais da Cidade na direção leste e sul. O resto do perímetro metropolitano está rodeado pela avenida de circunvalação General Paz, que rodeia a cidade de norte a oeste e completa o limite da cidade. Esta avenida liga de maneira rápida, a capital com o Grande Buenos Aires, uma faixa com alta concentração de habitantes e forte atividade comercial e industrial.

Buenos Aires foi fundada duas vezes. A primeira delas, em 1536 quando Dom Pedro de Mendoza, colonizador espanhol, estabeleceu o primeiro assentamento ao qual chamou: Ciudad del Espíritu Santo e Puerto Santa María del Buen Ayre. A segunda (e definitiva), em 1580, Juan de Garay denominou o lugar como Ciudad de Trinidad.

No século XIX o porto foi o ponto de chegada da grande corrente imigratória promovida pelo Estado argentino para povoar o País. Espanhóis, italianos, sírio-libaneses, poloneses e russos deram a Buenos Aires o ambiente de ecletismo cultural que a caracteriza.

Ao longo do século XX, sucessivas migrações (internas, de países latino-americanos e do Oriente) terminaram de dar a Buenos Aires um perfil de uma cidade cosmopolita onde convivem pessoas de diferentes culturas e religiões.

Os seus habitantes são chamados “portenhos”, gentilício que faz referência à condição portuária da cidade. O habitante da província de Buenos Aires é chamado “bonaerense”.

O espírito dos portenhos é cordial e hospitaleiro: costumam organizar comidas em suas casas para homenagear os turistas com pratos típicos.

MENDOZA


Mendoza
Mendoza é a capital e a maior cidade da província de Mendoza, na Argentina. Foi fundada em 2 de março de 1561, pelo Capitão Don Pedro del Castillo, em meio a um período conturbado da conquista espanhola. Em 1962, houve nova fundação da cidade, desta vez com o nome de La Resurrección.

As atividades econômicas mais importantes são agricultura, exploração de minérios, turismo, indústria, pecuária e operações florestais. Caça e pesca, são realizadas apenas de forma esportiva.

Como as chuvas são escassas nesta região, foi preciso contruir uma rede de canaletas para irrigação das áreas cultivadas (denominadas Oásis). Na agricultura, tradicionalmente, há o cultivo de videiras, oliveiras e ávores frutíferas (trilogia mediterrânea). Nas últimas décadas, houve maior diversidade, com cultivo de hortaliças, alho, cebola, tomate etc.

Merece destaque a produção de vinhos, que está conquistando cada vez mais espaço no mercado internacional e sendo premiado em concursos de diversos países como Estados Unidos, França, Espanha e Turquia.

LA PLATA


Catedral de La Plata
La Plata é a capital da Província de Buenos Aires, o principal estado argentino (não confundir com a cidade de Buenos Aires).

Foi fundada pelo governador Dardo Rocha em19 de novembro de 1882, para servir de capital da província depois que a cidade de Buenos Aires se tornou um distrito federal.

Projetada por uma equipe comandada pelo engenheiro Pedro Benoit, La Plata é reconhecida por seu traçado quadrado, suas diagonais, bosques e praças.

Entre os cartões postais da cidade, estão a Catedral de La Plata (Catedral de la Inmaculada Concepción de La Plata), o Palácio Municipal, o Prédio da Legislatura (La Legistatura), A Casa do Governo (la Casa de Gobierno), o Museu de Ciências Naturais (Museo de Ciencias Naturales) e o Observatório Astronômico (Observatorio Astronómico).

CÓRDOBA


Córdoba
Capital da Província de mesmo nome, a cidade de Córdoba foi fundada em 6 de julho de 1573, às margens do Rio Suquía, por Jerónimo Luis de Cabrera.

Passados os primeiros anos da agitada formação do país, o crescimento da cidade iniciou um ciclo sem interrupções até os dias de hoje. Em meados do século XIX, a imigração estrangeira gerou um aumento demográfico e permitiu a chegada e expansão das ferrovias.

Como atrativos turísticos da cidade, além das construções coloniais e religiosas, merece destaque a Manzana e Estancias Jesuíticas de Córdoba (Quarteirão e Fazendas Jesuíticas de Córdoba), localizada na Cidade e nos seus arredores que foram designadas pela UNESCO como Patrimônio Cultural da Humanidade.

Fontes: www.argentina.gov.ar | www.turismo.mendoza.gov.ar | www.bue.gov.ar | www.laplata.gov.ar | www.cordoba.gov.ar

>> AINDA SOBRE Argentina

Comentários

Siga-nos:

Confira no Passeiweb

  • O primeiro voo do Homem no espaço

    Em 12 de abril de 1961 o homem decolava, pela primeira vez, rumo ao espaço. Em 2011, no aniversário de 50 anos deste fato, ocorreram comemorações no mundo inteiro e, principalmente, na Rússia.
  • Tsunami

    Tsunami significa "onda gigante", em japonês. Os tsunamis são um tipo especial de onda oceânica, gerada por distúrbios sísmicos.
 

Instituições em Destaque

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as últimas notícias do Vestibular além de dicas de estudo:
 
 
 
-

Notícias e Dicas - Vestibular

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as últimas do Vestibular e dicas de estudo: