dcsimg

Estados Unidos da América: 03. Economia

  • Data de publicação

A economia dos Estados Unidos da América está organizada segundo o modelo capitalista e é marcada por um crescimento constante, baixas taxas de desemprego e de inflação. Atualmente, a economia americana é vista como a mais importante e influente do mundo. Vários países indexaram as suas moedas ao dólar, ou chegam mesmo a usar a moeda americana como sua moeda oficial, e os mercados de capitais americanos são em geral vistos como indicadores da economia mundial.

Agricultura

A agricultura tem pequena participação na renda nacional (cerca de 3%), destacando-se no mundo pelo volume e variedade de produção, pela imensa mecanização e pela elevada produtividade do trabalho.

A distribuição dos produtos agrícolas é feita em faixas (velts), que se estendem de leste a oeste, variando o produto de norte a sul, de acordo com as condições climáticas:

  • Wheal belt (cinturão do trigo) - situa-se no norte e noroeste, nas vizinhanças dos Grandes Lagos, destacando-se os estados de Nebraska, Kansas e Dakota.
  • Corn belt (cinturão do milho) - situa-se no centro-leste, junto à Bacia do Mississipi-Missouri, predominando no estado de Iowa.
  • Cotton belt (cinturão do algodão) - situa-se no sul e sudeste, destacando-se os estados de Alabama e Mississipi.
Ao sul, no litoral do Golfo do México, e, a oeste, na costa do Pacífico, há cultivo de frutas.

Pecuária

Os Estados Unidos destacam-se como possuidores de um dos maiores rebanhos do mundo, com predominância de bovinos, suínos e ovinos.

As áreas de maior destaque são: região centro-ocidental (com criação extensiva de corte associada ao cultivo de milho) e a região dos Grandes Lagos e nordeste (criação intensiva de gado leiteiro - Dairy belt).

Recursos minerais

O rico potencial energético e sua utilização constituem um dos fatores mais importantes do desenvolvimento industrial americano. Seus principais minérios são:

  • Ferro - suas reservas encontram-se na região dos Grandes Lagos, junto ao Lado Superior, nos estados de Minesota e Winsconsin e ao sul dos Apalaches.
  • Carvão - reservas na região dos Montes Apalaches, no Médio Mississipi e junto às Rochosas.
  • Petróleo - a principal área de extração é no Golfo do México, nos estados do Texas e Oklahoma, além da crescente produção da Califórnia.
Os Estados Unidos possuiem, ainda, outros minérios como bauxita, cobre, chumbo, zinco, ouro, prata e urânio.

Indústria

A indústria nos Estados Unidos está concentrada em número restrito de regiões que realizam mais de 80% da produção industrial, como Região Nordeste e Sul Grandes Lagos(manufacturing belt - grandes siderúrgicas, indústria automobilística, setores ligados à alta tecnologia, como informática, robótica, biotecnologia etc.), Costa do Pacífico (indústrias de construções mecânicas, eletrônicas, navais, automobilísticas, cinematográficas, aeronáticas etc) e Costa do Golfo do México (indústrias ligadas ao petróleo e ao gás natural; no Texas há a sede da Nasa , na Flórida o Centro Espacial John F. Kennedy e em Houston a sede da Compaq).

Comércio

As principais exportações são de máquinas industriais e elétricas, aviões, automóveis, cereais (trigo), metais, algodão bruto, tabaco, frutas etc. As importações são de matérias-primas diversas (petróleo, manganês, ferro, lã) e produtos alimentares (café, cacau, chá e açúcar).

O comércio se realiza, sobretudo, com a Europa Ocidental, Canadá, América Latina e Japão.

A rede ferroviária é responsável por quase metade do transporte de produtos que circulam no país. Destacam-se o transporte ferroviário e os oleodutos.


A PHP Error was encountered

Severity: Notice

Message: Undefined offset: 1

Filename: subjects/article.php

Line Number: 60

>> AINDA SOBRE Estados Unidos da América

Comentários

Siga-nos:

Confira no Passeiweb

  • O primeiro voo do Homem no espaço

    Em 12 de abril de 1961 o homem decolava, pela primeira vez, rumo ao espaço. Em 2011, no aniversário de 50 anos deste fato, ocorreram comemorações no mundo inteiro e, principalmente, na Rússia.
  • Tsunami

    Tsunami significa "onda gigante", em japonês. Os tsunamis são um tipo especial de onda oceânica, gerada por distúrbios sísmicos.
 

Instituições em Destaque

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as últimas notícias do Vestibular além de dicas de estudo:
 
 
 
-

Notícias e Dicas - Vestibular

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as últimas do Vestibular e dicas de estudo: