Estados Unidos da América: 01. Histórico

  • Data de publicação

Nome oficial: Estados Unidos da América (United States of America)

Capital: Washington

Nacionalidade: americana, norte-americana ou estunidense

Datas nacionais: 04 de julho (Dia da Independência)

Idioma: inglês

Moeda: Dólar


Bandeira: A Bandeira dos Estados Unidos da América consiste em 13 faixas horizontais, cujas cores são vermelho (que cobrem o topo e a parte de baixo da bandeira) alternando com branco. Há um retângulo azul no canto superior esquerdo, com 50 pequenas estrelas brancas, organizadas em nove fileiras horizontais, (topo e baixo) possuíndo seis estrelas cada, alternando com fileiras de cinco estrelas cada. Cada uma destas estrelas simboliza um Estado americano e cada uma das faixas horizontais representa uma das antigas Treze Colônias.

HISTÓRICO

Os Estados Unidos da América (EUA) é o quarto país do mundo pela sua extensão e população e primeiro pela sua importância econômica. É constituído por 50 estados e um Território Federal. Cada Estado possui um alto nível de autonomia local, de acordo com o sistema de federalismo.

Os Estados Unidos celebram seu dia da independência em 4 de julho de 1776, quando as Treze Colônias britânicas na América do Norte adotaram a Declaração de Independência, rejeitando a autoridade britânica. Esta independência foi oficialmente reconhecida pelo Reino Unido no Tratado de Paris. Os Estados Unidos adotaram sua atual Constituição em 1789, que estabeceu a estrutura básica do governo americano.

Ao longo do século XIX, vários novos Estados foram adicionados aos 13 originais, à medida que a nação se expandiu na América do Norte. À medida que a população dos estados do Leste norte-americano crescia e um número cada vez maior de imigrantes entrava no país, cada vez mais assentadores passaram a habitar regiões cada vez mais ao Oeste do país. Ao contrário da maioria dos países europeus, os Estados Unidos nunca foram uma potência colonial, embora, através de várias vitórias militares, diplomacia e acordos externos, os Estados Unidos adquiriram um número de possessões, desde Cuba até as Filipinas. Embora os Estados Unidos tenham aberto mão destes territórios gradualmente, alguns continuam sob controle dos Estados Unidos, seja na forma de territórios (como Porto Rico) ou de estados (como o Havaí).

Também no século XIX, os Estados Unidos tornaram-se uma potência econômica e militar mundial, tornando-se o maior pólo de desenvolvimento tecnológico do planeta.

A influência norte-americana sobre o mundo pôde ser vista na Grande Depressão, um período de grande recessão econômica entre 1929 e 1939, que não somente abateu todo o país como o Canadá e os países europeus (especialmente Inglaterra e a Alemanha). Os Estados Unidos adotava até o começo do século XX uma política isolacionista, não procurando intrometer-se em conflitos internacionais. Porém, isto mudou com a entrada do país na Primeira Guerra Mundial e na Segunda Guerra Mundial. Após o fim desta, os Estados Unidos emergiram definitivamente como uma das superpotências mundiais, juntamente com a União Soviética - desencadeando a Guerra Fria. Entre 1945 e 1991, ano do fim da União Soviética e do fim da Guerra Fria, os Estados Unidos tornaram-se muito envolvidos em assuntos externos, participando ativamente na Guerra da Coréia e da Guerra do Vietnã. Com o colapso da União Soviética, os Estados Unidos emergiu como única superpotência mundial. Passou a envolver-se então em ações de paz, participando da Guerra do Golfo (1991), removendo tropas iraquianas que haviam invadido o Kuwait.

Em 2001, os Estados Unidos sofreram o pior ataque em terras soberanas da história do país. Os Ataques de 11 de setembro, onde quase 3 mil pessoas morreram desencadearam a Guerra contra o terrorismo.


A PHP Error was encountered

Severity: Notice

Message: Undefined offset: 1

Filename: subjects/article.php

Line Number: 60

>> AINDA SOBRE Estados Unidos da América

Comentários

Siga-nos:

Confira no Passeiweb

  • O primeiro voo do Homem no espaço

    Em 12 de abril de 1961 o homem decolava, pela primeira vez, rumo ao espaço. Em 2011, no aniversário de 50 anos deste fato, ocorreram comemorações no mundo inteiro e, principalmente, na Rússia.
  • Tsunami

    Tsunami significa "onda gigante", em japonês. Os tsunamis são um tipo especial de onda oceânica, gerada por distúrbios sísmicos.
 

Instituições em Destaque

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as últimas notícias do Vestibular além de dicas de estudo:
 
 
 
-

Notícias e Dicas - Vestibular

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as últimas do Vestibular e dicas de estudo: