dcsimg

Estados Unidos da América: 07. Religião

  • Data de publicação


Igreja Protestante
Entre as nações desenvolvidas, os EUA são uma das mais religiosas, onde a maioria dos cidadãos adultos dos adere ao Cristianismo (78.5%). O marketing religioso americano é bastante volátil, com quase metade dos adultos americanos que deixam a tradição da fé a um ou outra fidelidade ou abandonam a afiliação religiosa completamente.

Diversas das 13 colônias originais foram estabelecidas pelos colonizadores ingleses que desejavam praticar sua própria religião sem discriminação. A Pensilvânia foi estabelecida pelos Quakers, Maryland pelos católicos romanos e a colônia da Baía de Massachusetts por Puritanos.

Os EUA foram um dos primeiros países a decretar a separação entre Igreja e Estado e a liberdade religiosa. Modelando as provisões a respeito da religião dentro do Estatuto da Virgínia para a liberdade religiosa, os fundadores da Constituição dos Estados Unidos rejeitaram o teste religioso para o escritório, e a Primeira Emenda negou especificamente ao governo central qualquer poder para decretar toda lei que estabeleça uma religião oficial, ou proibindo seu exercício livre. Os fundadores foram influenciados principalmente por ideais do Iluminismo, mas consideraram também os interesses pragmáticos dos grupos religiosos minoritários que não quiseram estar sob o poder ou a influência de uma religião do estado que não os representasse.

O 111º Congresso dos Estados Unidos, que assumiu em janeiro, é composto por uma maioria protestante (54,7%), mas de diferentes denominações, refletindo o que se verifica na nação.

Os católicos constituem o maior grupo religioso único no Congresso estadunidense. Eles são cerca de um quarto da população adulta dos Estados Unidos e chegam a 30% em número de representantes no Legislativo. O levantamento é do Pew Forum on Religion & Public Life, que analisou a composição dos integrantes da Câmara e do Senado dos Estados Unidos quanto à sua origem religiosa.

O Pew Fórum alerta, contudo, que a probabilidade é muito maior que os membros do Congresso afirmem ser afiliados a uma religião em particular do que a média da população.

Da composição protestante do Congresso, os batistas estão abaixo da média nacional, enquanto os episcopais, os metodistas e os presbiterianos estão acima da média, quando comparada a representatividade legislativa com o número de membros em relação à população nacional.

Os judeus, que são apenas 1,7% da população adulta dos Estados Unidos, têm uma representação de 8,4% no Congresso, que conta, ainda com dois muçulmanos e dois budistas. Esses dois grupos estão levemente abaixo da média nacional. Nenhuma cadeira do Congresso é ocupada por um representante hindu.


>> AINDA SOBRE Estados Unidos da América

Comentários

Siga-nos:

Confira no Passeiweb

  • O primeiro voo do Homem no espaço

    Em 12 de abril de 1961 o homem decolava, pela primeira vez, rumo ao espaço. Em 2011, no aniversário de 50 anos deste fato, ocorreram comemorações no mundo inteiro e, principalmente, na Rússia.
  • Tsunami

    Tsunami significa "onda gigante", em japonês. Os tsunamis são um tipo especial de onda oceânica, gerada por distúrbios sísmicos.
 

Instituições em Destaque

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as últimas notícias do Vestibular além de dicas de estudo:
 
 
 
-

Notícias e Dicas - Vestibular

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as últimas do Vestibular e dicas de estudo: