Europa: 1. Características Gerais

  • Data de publicação
Equipe Passeiweb

Com uma área de 11.400.000 km, a Europa estende-se a oeste dos Montes Urais como um prolongamento da grande massa continental que é a Ásia. É o mais marítimo dos continentes, com um litoral extremamente recortado.


Imagem da Europa (satélite - NASA)

É formado por um conjunto de penínsulas e ilhas que representam, respectivamente, 19% e 18% da área total. Encontram-se totalmente no Hemisfério Norte e quase integralmente na zona temperada, sendo seus limites:

Ao NORTE Oceano Glacial Ártico
A OESTE Oceano Atlântico
A LESTE Ásia
Ao SUL Mar mediterrâneo e Mar Negro

A Europa é a parte ocidental do supercontinente euroasiático. Embora geograficamente seja considerada uma península da Eurásia, os povos da Europa têm características culturais e uma história específica, o que justifica que o território europeu seja geralmente considerado como um continente.

A quase totalidade do continente inclui-se no mundo desenvolvido. A agricultura, mecanizada, emprega em média apenas 10% da população economicamente ativa, enquanto um terço desta é ocupado na indústria e a maior parte é absorvida pelo setor terciário. A União Européia (UE), compreendendo 27 Estados Membros, é a maior e mais importante entidade política, econômica e cultural do mundo. A UE é também a maior economia mundial com um PIB estimado em $ 14.953.000.000 ultrapassando largamente os EUA.

Curiosidade - Segundo a mitologia grega, Europa foi uma mulher muito bonita que despertou os amores de Zeus, deus-rei do Olimpo.

DIVISÃO POLITICA

Em virtude da compleixidade étnica, lingüística e religiosa, devido à sua longa história, a Europa encontra-se muito dividida do ponto de vista político: Europa Setentrional, Europa Norte-Ocidental, Europa Central, Europa Oriental e Europa Meridional. Veja o mapa!

>> AINDA SOBRE Europa

Comentários

Siga-nos:

Confira no Passeiweb

  • O primeiro voo do Homem no espaço

    Em 12 de abril de 1961 o homem decolava, pela primeira vez, rumo ao espaço. Em 2011, no aniversário de 50 anos deste fato, ocorreram comemorações no mundo inteiro e, principalmente, na Rússia.
  • Tsunami

    Tsunami significa "onda gigante", em japonês. Os tsunamis são um tipo especial de onda oceânica, gerada por distúrbios sísmicos.
 

Instituições em Destaque

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as últimas notícias do Vestibular além de dicas de estudo:
 
 
 
-

Notícias e Dicas - Vestibular

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as últimas do Vestibular e dicas de estudo: