dcsimg

Europa: 2. Relevo

  • Data de publicação
Equipe Passeiweb

O continente europeu apresenta uma altitude média de 340m, sendo seu relevo caracterizado por áreas com menos de 200m acima do nível do mar. Essas áreas representam 2/3 de seu território e, em grande parte, são constituídas por planícies fluviais.

Na Europa distinguem-se duas regiões geomorfológicas: a setentrional e a meridional, e três grandes conjuntos morfológicos: as planícies, os planaltos e as montanhas. É um continente com um relevo pouco acidentado, se comparada com outros.

As regiões mais elevadas do relevo europeu, como os Alpes, os Pirenéus e o Planalto Central da Rússia, funcionam como importantes centros dispersores de água. Eles são a nascente de grandes parte dos rios existentes nesse continente.

Centro-Norte - Velhos maciços montanhosos, como Alpes Escandinavos, Vosges, maciços Central, Xistoso-Renano e Boêmia.

Centro -Extensas planícies sedimentares predominantes, como bacias de Londres, Parisiense, Germano-Polonesa e Russa (a mais extensa)


Montes Urais
A grande Planície Central Européia que se estende desde a costa ocidental da França e vai até aos Montes Urais, no limite com a Ásia.

Os Montes Urais são um conjunto montanhoso muito antigo e constituem o limite geográfico que separa o continente europeu do continente asiático.

O ponto mais alto dos Montes Urais é o Monte Narodnaia que alcança os 1.894 metros de altitude e que se localiza no extremo norte da cordilheira.

Sul - Maciços montanhosos recentes (terciários). Esta área ainda não completou sua formação geológica; por essa razão é vulnerável aos tremores de terra (terremotos). Aí surgem os Pirineus, Alpes, Apeninos, Cárpatos, Alpes Dináricos, Bálcãs e Cadeia do Cáucaso.

Os Alpes constituem a mais importante cadeia montanhosa da Europa Ocidental. Trata-se de um conjunto de idade relativamente recente, visível pela imponência dos seus picos, destacando-se o Monte Branco com os seus 4.807 metros como o seu ponto de maior altitude.

Os Pireneus, tal como os Alpes, são uma formação montanhosa de idade recente que faz separa a Península Ibérica da França. O seu pico de maior altitude é o Pico Aneto com 3.404 metros e que se localiza em território espanhol.

O Cáucaso situa-se no Sudoeste da Europa, entre o Mar Negro e o Mar Cáspio, separando a Europa da Ásia.

O ponto de maior altitude é o Monte Elbrus, que com os seus 5.642 metros constitui o ponto mais elevado de todo o continente europeu.

Os planaltos localizam-se no interior da Europa, principalmente a Sul da Grande Planície Européia. Nesta zona planáltica destacam-se alguns relevos muito antigos de formas arredondadas e pouco elevados (com altitudes inferiores a 2.000 metros).

Os Cárpatos constituem um conjunto montanhoso muito antigo pelo que apresenta formas arredondadas e altitudes menores que outras montanhas europeias. Os seus pontos mais altos são o Monte Gerlachovsky com 2.655 metros (Polônia) e o Monte Moldoveanu com 2.543 metros (Romênia).

Os Alpes Dináricos localizam-se paralelamente ao longo da costa do mar Adriático, tendo como ponto de maior altitude o Pico Durmitor com 2.522 metros.

Os Montes Escandinavos são uma formação muito antiga de formas arredondadas, que se estende ao longo da Península da Escandinávia. O seu ponto mais alto é o Monte Jotunheimen que atinge os 2.469 metros de altitude.

Os Balcãs localizam-se na Península Balcânica e a sua área abrange diversos países.


Monte Gran Sasso, Itália
Os seus pontos de maior altitude são o Monte Musala com 2.925 metros e o Monte Olimpo com 2.911 metros localizados, respectivamente, na Bulgária e na Grécia.

Os Apeninos são uma cadeia montanhosa que se estende ao longo da Península Itálica com altitudes elevadas atingindo o seu ponto máximo no Gran Sasso d'Italia (2.914 metros).

As montanhas mais jovens localizam-se sobretudo no sul da Europa. São montanhas de altitude elevada (superior a 2.500 metros) e apresentam declives muito acentuados.

>> AINDA SOBRE Europa

Comentários

Siga-nos:

Confira no Passeiweb

  • O primeiro voo do Homem no espaço

    Em 12 de abril de 1961 o homem decolava, pela primeira vez, rumo ao espaço. Em 2011, no aniversário de 50 anos deste fato, ocorreram comemorações no mundo inteiro e, principalmente, na Rússia.
  • Tsunami

    Tsunami significa "onda gigante", em japonês. Os tsunamis são um tipo especial de onda oceânica, gerada por distúrbios sísmicos.
 

Instituições em Destaque

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as últimas notícias do Vestibular além de dicas de estudo:
 
 
 
-

Notícias e Dicas - Vestibular

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as últimas do Vestibular e dicas de estudo: