dcsimg

Europa: 3. Hidrografia

Equipe Passeiweb

Rio Volga e o Mar Cáspio
O Rio Volga é o mais extenso rio europeu (3.688 km). Nasce no Planalto de Valdai, atravessa a planície russa e desemboca no Már Cáspio.

O Rio Reno é o mais importante rio europeu, devido ao intenso transporte de matérias-primas e produtos industrializados através dele. Nasce nos Alpes (suiços), atravessa o Lago Constança, passa por um pequeno trecho da França, liga a grande região industrial da Alemanha e desemboca no Mar do Norte (na Holanda), junto à sua desembocadura encontra-se o Porto de Rotterdã, o maior da Europa.

O Rio Danúbio é o "internacional" da Europa, pois atravessa vários países: Alemanha, Áustria, República Tcheca, Eslováquia, Hungria, Iugoslávia, Bulgária e Romênia. Banha as cidades de Viena, Budapeste e Belgrado. Sua foz faz a fronteira entre a Romênia e a Ucrânia.

Alguns rios banham cidades importantes, como:


Vista do Rio Danúbio, de Praga, República Tcheca
Rio Tejo: Lisboa
Rio Tâmisa: Londres
Rio Pó: Norte da Itália
Rio Sena: Paris
Rio Tibre: Roma
Rio Vístula: Varsóvia

> Veja o mapa da Hidrografia da Europa

Em geral são rios de planícies favorecendo a navegação e escoamento dos produtos. Porém os Alpes e Pirineus são aproveitados como formadores de quedas d’água aproveitadas na geração de energia em usinas hidrelétricas.

Canal Reno-Meno-Danúbio

No continente europeu há a ligação do Mar do Norte até o Mar Negro através dos rios Reno, Meno e Danúbio. Embarcações de carga partem regularmente do porto de Rotterdã, na Holanda, seguindo pelos rios Reno, Meno e depois pelo canal de 171 km de extensão, entrando no Danúbio e alcançando o Mar Negro.

LAGOS


Lago Constança, Suiça
O País dos Lagos, com aproximadamente 40.000 km de origem glacial, é a Finlândia.

Na Rússia, situam-se os maiores lagos europeus, como Ladoga e Onega.

Na Suiça, em plena região alpina, estão lagos de rara beleza, como o Genebra e o Constança.

LITORAL

O litoral apresenta muitos recortes, daí a Europa contar com 19% de suas terras em forma de penínsulas e 18% em forma de ilhas.


O fiorde Aurlandsfjord, Noruega,
Patrimônio Mundial da UNESCO
O litoral da Noruega caracteriza-se pela presença de fiordes, que são antigos vales glaciais.

Ligando o Mar Negro ao Mar de Mármara, temos o Estreito de Bósforo e, ligando o Mar de Mármara ao Mar Egeu, o Estreito de Dardanelos.

O Estreito de Gilbratar está situado entre a Espanha e Marrocos (África), enquanto o Canal da Mancha fica entre a França e a Inglaterra.

>> AINDA SOBRE Europa

Comentários

Siga-nos:

Instituições em Destaque

 
 

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as últimas notícias do Vestibular além de dicas de estudo: