dcsimg

Marrocos: 11. Costumes



Cerimônia do chá de menta
Neste país convivem apacivelmente a modernidade com os mais antigos remanescentes histórico-culturais. Por exemplo, os homems azuis ainda celebram um ritual antes de cruzar o deserto e as famílias e tribos reúnem-se periodicamente para homenagear os ritos de sua religião.

O Marrocos é uma terra onde seus habitantes têm sabido alinhavar os movimentos mais contemporâneos com as tradições do passado.

A família é muito importante para os marroquinos. Os anciãos são venerados e as crianças, os reis do lar. Os núcleos famíliares estão muito unidos e costumam estar chefiados pelos varões (pais, maridos, irmãos e filhos). As mulheres são também muito importantes na sociedade, embora devido aos costumes muçulmanos, permaneça a maioria de forma mais discreta. As mais velhas ordenam o grupo de mulheres de uma casa e são as que decidem, embora as mulheres dos primogênitos também tenham bastante poder.

Nos últimos tempos estas rígidas leis abriram-se, sobretudo, nas grandes cidades e são cada vez mais as jovens que estudam e trabalham participando ativamente em todos os campos da sociedade. Porém, existem certos aspectos que não mudaram, por exemplo, estão proibidas terminantemente as relações pré-matrimoniais pois as mulheres devem chegar virgens ao casamento. O casamento é um acontecimento social importante e as bodas celebram-se com todo o luxo possível.



>> AINDA SOBRE Marrocos

Comentários

Siga-nos:

Instituições em Destaque

 
 

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as últimas notícias do Vestibular além de dicas de estudo: