dcsimg

Marrocos: 06. Montanhas

  • Data de publicação


Cadeia de montanhas Atlas
Cerca de um terço do território marroquino é recoberto de montanhas que alcançam alturas bastante impressionantes. Marrocos encerra quatro principais cadeias de montanhas. Primeiro ao Norte do país, de frente com a Espanha, as montanhas (ou Djebel do Rif) bordam o mar Mediterrâneo. O mais elevado cimo do Rif atinge 2.456 metros e chama-se Djebel Tidighine.

O Rif tem superfícies variadas de acordo com as altitudes das suas regiões. Mais longe das margens mediterrâneas e mais dentro do país, é possível observar três outras imensas cadeias: o Médio Atlas, o Haut Atlas e o Anti-Atlas, onde se pode encontrar novamente uma diversidade das paisagens.

Moyen Atlas: Mais ao Norte das cordilheiras, a Leste da cidade de Fès, a mais elevada montanha desta cadeia chama-se Bou Naceur (3.340 metros). Sobre estas montanhas encontra-se vários cursos de água. A maior parte deles vai até o mar Mediterrâneo e o oceano Atlântico. É entre as montanhas do Moyen Atlas que se situa o lago montanhoso mais vasto do Marrocos, ou seja, o Alguelmane Sidi Ali.

Haut Atlas: Os mais elevados cimos da África do Norte fazem parte desta cadeia. Uma dezena destas montanhas excede os 4.000 metros, o mais elevado sendo o Djebel Toubkal (4.165 m).

Anti-Atlas: Tendo montanhas menos elevadas, esta cadeia ao Sul do Marrocos é, sobretudo, caracterizada pela aridez.



A PHP Error was encountered

Severity: Notice

Message: Undefined offset: 1

Filename: subjects/article.php

Line Number: 60

>> AINDA SOBRE Marrocos

Comentários

Siga-nos:

Confira no Passeiweb

  • O primeiro voo do Homem no espaço

    Em 12 de abril de 1961 o homem decolava, pela primeira vez, rumo ao espaço. Em 2011, no aniversário de 50 anos deste fato, ocorreram comemorações no mundo inteiro e, principalmente, na Rússia.
  • Tsunami

    Tsunami significa "onda gigante", em japonês. Os tsunamis são um tipo especial de onda oceânica, gerada por distúrbios sísmicos.
 

Instituições em Destaque

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as últimas notícias do Vestibular além de dicas de estudo:
 
 
 
-

Notícias e Dicas - Vestibular

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as últimas do Vestibular e dicas de estudo: