dcsimg

Marrocos: 04. Vegetação



Oásis de Saghro
A vegetação é do tipo mediterrâneo, tendo na montanha, a tuia, o carvalho verde, o cedro, o zimbral e diversas plantas alpinas. Na planície, desenvolvem-se o sobreiro, a oliveira, o lentisco e o argão. Nas estepes do interior crescem a alfa e a armósia, enquanto nos oásis do Sul, predominam das palmeiras.

Marrocos conta com antiqüíssimos e verdes bosques de coníferas, muito ligados às altitudes mencionadas, sem esquecer os bosques de argânias, em terras mais áridas e calorosas.

Nos denominados bosques da Mamora abundam as acácias, os eucaliptos, os pinhos e mais de 50.000 hectares de sobreiros.

A estepe têm o esparto das colinas, a açofeira espinhosa, a artemisa branca que costuma crescer perto do esparto, a tawarza, arbusto de látex e os betoums, alfóstigos do Atlas, como sua principal vegetação.

Nos oásis podem-se contemplar mais de 25 espécies de palmeiras. A mais comúm é a datileira com altitudes de até 30 metros, embora não costuma viver mais de cinco anos. Seu fruto, o dátil, constitui um dos produtos de exportação mais importantes do país. Marrocos possui perto de cinco milhões de palmeiras datileiras, distribuídas em uma superfície de mais de 80.000 hectares.



>> AINDA SOBRE Marrocos

Comentários

Siga-nos:

Instituições em Destaque

 
 

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as últimas notícias do Vestibular além de dicas de estudo: