dcsimg

Peru: 06. Aspectos Geográficos


CLIMA

O clima do Peru varia do tropical na montanha ao ártico nas montanhas mais elevadas dos Andes. Como o Peru tem sete pisos ecológicos (segundo o geógrafo Pulgar Vidal) pode por isso ter a maioria dos climas do mundo.

Na planície litoral a temperatura é normalmente uniforme, com uma média de aproximadamente 20ºC durante todo o ano. O clima litoral é moderado pelos ventos que vem da corrente fria no Mar Peruano conhecida como a Corrente de Humboldt que registra uma temperatura média anual de 19ºC o que possibilita que o Peru seja um dos maiores paises pesqueiros do mundo.

Na Serra, as escalas de temperatura variam de aproximadamente -7 a 21ºC. O periodo das chuvas é de outubro a abril. Em Cuzco, na Serra do sudeste, as precipitações anuais calculam-se em uma média de 81,5 mm.

A Selva é extremamente quente e úmida. Os ventos do leste que passam através dessa região recolhem a umidade que é depositada mais tarde nas inclinações orientais andinas. As precipitações anuais em alguns distritos calcula-se em uma média de 3,810 mm. A maioria desta chuva, que cai principalmente de novembro a abril, drena eventualmente à montanha.

FAUNA E FLORA

A vegetação é muito variada. Na costa, há a presença de vegetações sazonais que se limitam aos meses chuvosos. A serra registra a presença de arbustos, cactos e pequenas plantas resistentes à aridez. A vegetação da selva é representada pelos bosques tropicais, onde se alternam as árvores de madeira e as de úteis resinas, com a presença de palmeiras e plantas orquidáceas.

A fauna peruana está representada por animais nativos que estão em risco de extinção, apesar das medidas que vêm sendo tomadas contra isso. A costa é pobre em espécies, destacando-se o veado, a iguana, o gambá e a tartaruga gigante. Os rios registram uma enorme diversidade de peixes, sendo muito abundantes os camarões. A serra se caracteriza pela presença de alpacas e vicunhas, cuja utilidade econômica é suprir a população de carne e lã. Nesta região também são registradas as presenças de veados e chinchilas. Nos lagos se encontram aves como as gaivotas e flamingos, dentre outras.

A selva tem uma fauna bastante diversificada, destacando a presença do jaguar, grandes serpentes, crocodilos, javalis, papagaios e outras aves. Nos rios é possível a pesca de caimãs (espécie de jacaré americano) e tartarugas, e o mar peruano se destaca pela presença de corvinas, linguados, anchovas, bonitos, crustáceos e mariscos. Além disso, há também tubarões, cachalotes e baleias. As aves têm uma grande importância econômica devido ao guano que depositam no litoral. Os depósitos de guano são utilizados como fertilizante na agricultura.

BIODIVERSIDADE

O Peru é um dos países com uma das maiores diversidades ecológicas na Terra. Seus recordes mundiais são inumeráveis.

Os desertos costeiros, a imponente geografia andina e a exuberância da selva amazônica abarcam 84 dos 103 ecossistemas existentes, 28 dos 32 diferentes climas e a maior diversidade de plantas e animais do mundo.


Tunqui
Um dos exemplos que mostram esta diversidade ecológica diz respeito aos pássaros. Mais de 1701 espécies de pássaros do mundo vivem no Peru. A Reserva de Tambopata, localizada na região amazônica, abriga o maior número de mamíferos do mundo, além de borboletas, libélulas, besouros e pássaros, tudo em apenas 5,5km2.

Na Reserva Nacional de Paracas, localizada na costa, a fauna é abundante em peixes, tartarugas, pingüins e leões marinhos. Na elevação andina, as espécies são representadas pelas vicunhas, pumas, lobos andinos e pelo impressionante condor andino, entre outros. Na região amazônica podem ser encontradas 90 espécies de orquídeas, samambaias, palmeiras e árvores de cedro.

Quanto à fauna, registra-se a presença de um grande número de aves de pequeno porte, além do “frango das pedras" ou "tunqui", que é considerada, pomposamente, a ave nacional do Peru.

Fonte: Embaixada do Peru

>> AINDA SOBRE Peru

Comentários

Siga-nos:

Instituições em Destaque

 
 

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as últimas notícias do Vestibular além de dicas de estudo: