dcsimg

Peru: 03. Economia



Novo Sol, moeda do Peru


 

 

 

 

 

 

A economia do Peru tem as mesmas características apresentadas pelos países em desenvolvimento. De sua população ativa, cerca de 45% se dedica à agricultura e à criação de gado. Calcula-se que a produção de alimentos dê para alimentar 60% de sua população sendo o restante completado com alimentos importados. Seus principais produtos de exportação são algodão, pescado, açúcar e café e, entre os minerais, cobre, ferro, prata, zinco e petróleo.

Criação de gado

A criação de animais é praticada paralelamente à agricultura. Na costa norte destaca-se a criação de caprinos bem como a criação de animais de estábulo, sendo que essa zona registra uma elevada produção de carne e leite. Na região andina, da Cordilheira dos Andes, a criação é praticada em zonas onde existem pastos naturais e nos vales. A criação de gado zebu é importante na região amazônica, que tem excelentes condições ecológicas para seu desenvolvimento.

Mineração

A mineração é a principal fonte de divisas do país, gerando oportunidades de empregos para um importante setor da população. O país tem uma grande variedade de metais, dos quais os mais importantes são o cobre, o ferro, o ouro, chumbo, mercúrio e zinco enquanto os minerais não metálicos são representados pelo fosfato, utilizado nas atividades agrícolas, e por alguns materiais de construção como areia, pedra calcária e concreto.

No setor de combustíveis destaca-se a produção de carvão, petróleo e gás natural.

Indústria

A indústria no país vem aumentando há algumas décadas, com uma política de descentralização, através dos parques industriais implementados no interior do país com linhas de especialização. Deve-se destacar a produção de alimentos, como por exemplo azeites, massas, queijos, conservas, bebidas, pães e biscoitos.

A indústria têxtil está concentrada em Lima.

A indústria siderúrgica transforma o aço em arames, canos, tubos e laminados. Outras indústrias produzem bebidas gasosas e alcoólicas como cerveja, pisco, vinho e champanhe, além da produção de batatas e da indústria naval através do Serviço Industrial da Marinha.

Agricultura

A agricultura no país é altamente influenciada pela diversidade climática, pela distribuição dos solos e pelo relevo de seu território. É costa e nos vales que se obtém a mais alta produção agrícola, pois conta com mecanização, orientação técnica e grandes investimentos.

A região andina se caracteriza por uma agricultura extensiva, que utiliza ferramentas tradicionais, sem nenhuma assistência técnica e sem linhas de crédito. Além do mais, como as terras são de baixa qualidade produtiva, o cultivo principal é de plantas alimentícias tais como batata, trigo e milho.

A selva é uma área de colonização e, portanto, abrigo de populações errantes que vêm introduzindo o cultivo de arroz com excelentes resultados.

Fonte: Embaixada do Peru

>> AINDA SOBRE Peru

Comentários

Siga-nos:

Instituições em Destaque

 
 

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as últimas notícias do Vestibular além de dicas de estudo: