dcsimg

Peru: 01. Localização


O Peru é um país da América do Sul, limitado a norte pelo Equador e pela Colômbia, a leste pelo Brasil e pela Bolívia ao sul pelo Chile e a oeste pelo Oceano Pacífico Sul. Está entre o Chile e o Equador. A capital do país é a cidade de Lima. O Peru é um país membro da Comunidade Andina.

As planícies costeiras ocidentais (conhecidas como costa) estão separadas pelas terras baixas orientais cobertas pela selva da bacia do Amazonas (a selva) pelas altas e escarpadas montanhas dos Andes (a sierra). Na fronteira com a Bolívia situa-se o lago Titicaca, o lago navegável de maior altitude do mundo, a 3.821 m.

O Peru é o terceiro maior país da América do Sul com uma área de 1.285.216 km2.

O país está dividido em três regiões topográficas e climáticas distintas:

- A Costa, uma área litoral estreita;

- a Serra, uma zona central montanhosa "Cordillera de los Andes" e;

- a Selva, a bacia superior da Amazônia.

A Costa é o centro da atividade industrial, comercial e agrícola do país. Lima, a capital política é o centro econômico do Peru. Tem mais de sete milhões de habitantes. O clima litoral é quente no norte e temperado no centro, e o sul é caracterizado por a falta de chuvas.

O verão vai de dezembro a março e a inverno de maio a agosto.

A Serra abrange as montanhas dos Andes, platôs e vales elevados que cobrem 27% da área. Dependendo da altura, o clima varia do temperado a muito frio, com chuvas que excedem 100 polegadas anualmente em algumas áreas. Nesta região há cidades construídas a mais de 3.800 metros acima do nível do mar; Puno, no lago Titicaca está acima dos 3.850 metros acíma do nível do mar; e Cerro de Pasco 4.302 metros acima do nível do mar.

A Selva é a região mais extensa e menos povoada do Peru. É a Floresta Amazónica que cobre uma área equivalente a 60% do território nacional. O clima é tropical, isto é, quente, úmido e chuvoso. A Selva, onde a flora e a fauna são consideradas as mais ricas do mundo, é cruzada pelo rio Amazonas, o rio o mais caudaloso do mundo, que nace da união dos ríos Marañón e Ucayali perto da cidade de Nauta no Departamento (Estado) de Loreto.

Fonte: Embaixada do Peru

>> AINDA SOBRE Peru

Comentários

Siga-nos:

Instituições em Destaque

 
 

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as últimas notícias do Vestibular além de dicas de estudo: