dcsimg

Portugal: 11. Vegetação


A posição de Portugal entre os climas atlânticos e mediterrâneos explica a presença de duas áreas vegetais. A metade setentrional do país, é caracterizada por um belo e intenso verde, e a fachada marítima ocidental é domínio da vegetação atlântica. Em alguns bosques de montanhas do nordeste dominam o carvalho albar ou carvalho, avelã e abedul, assim como brezos, arbustos e pedras. Há também algumas variedades de pinheiros, entre os que predomina o marítimo, que atinge grande difusão entre as planícies arenosas do litoral.

A vegetação mediterrânea, pouco frequente no norte, adquire predomínio quase absoluto ao sul do Tejo. As manifestações mais características são a azinheira, o sobreiro, o pinheiro manso e uma grande variedade de arbustos e diversas plantas aromáticas (alecrim, tomillo etc.). Esta vegetação densa e de baixo tamanho se dá, sobre tudo, nas serras da região.

Perante este habitat, os animais que fazem parte desta fauna são os mamíferos tipo coelho, lebres e outros roedores. Há uma grande variedade de pássaros e é muito rica a fauna piscícola nos rios do norte, onde abundam as trutas e salmões. Igualmente é muito variada a fauna marinha costeira, em que se destacam a sardinha e o atum.

Nas Açores, podem-se encontrar quantidades de laurisilva, relíquias da floresta hidrófila que cubria o arquipélago antes de ser habitado. Entre as muitas espécies exóticas introduzidas destacam-se a criptomeria japonesa, a araucária e azaléas. Uma grande quantidade de flores selvagens e de espécies botânicas de pequeno porte, muitas das quais procedem da flora original. Os elementos mais atrativos da fauna terrestre são as aves marinhas e diversos pássaros. Assim como em Madeira, é no mar onde encontra-se a verdadeira riqueza faunística, com centenas de espécies de moluscos, peixes e grandes mamíferos como o cachalote e o golfinho. Em Madeira, pelo seu clima menos úmido, crescem variedades de hibiscus, jacarandás e orquídeas.



>> AINDA SOBRE Portugal

Comentários

Siga-nos:

Instituições em Destaque

 
 

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as últimas notícias do Vestibular além de dicas de estudo: