Estados Unidos da América: 08. Principais Cidades

  • Data de publicação

WASHINGTON, DC


Capitólio (sede do Congresso)
É a capital dos Estados Unidos da América. DC é a abreviação de Distrito de Columbia, o Distrito Federal americano, onde a cidade está localizada. Washington, DC não deve ser confundido com o 42° Estado americano, Washington.

A construção de Washington iniciou-se em 1792, sendo inaugurada em 1800, no mesmo ano em que tornou-se a capital americana. Washington foi nomeada em homenagem ao primeiro Presidente americano, George Washington.


Casa branca
A cidade está situada no leste do país na margem norte do Rio Potomac. Abriga as sedes dos três braços do governo americano, o Executivo, o Legislativo e o Judiciário. Além disso, lá encontram-se as sedes do Fundo Monetário Internacional, do Banco Mundial, da Organização dos Estados Americanos, entre diversas outras instituições nacionais e internacionais.

Além de ser um dos mais importantes centros políticos do mundo, é também um pólo turístico, com diversos monumentos e atrações, como a Casa Branca (residência do Presidente dos Estados Unidos), o Capitólio, a Biblioteca do Congresso, o Monumento de Washington e o Memorial de Lincoln.

NOVA IORQUE (NEW YORK)


Estátua da Liberdade
Situada no estado de mesmo nome, na costa do Atlântico, Nova Iorque é a maior cidade dos Estados Unidos da América, também conhecida como a "Big Apple".

Originalmente foi habitada pelas tribos Iroquese e Algonquin (ou Algonkin). O navegador da Florentina Giovanni de Verrazzano, navegando sob as ordens do rei francês Francis I de Angouleme, foi o primeiro europeu a desembarcar na Baía de Nova Iorque em 1524.

O grande boom de Nova Iorque ocorreu no início do século XIX quando a sua população cresceu para 250.000 em 1820 e daí em diante com a enorme imigração vinda da Europa, chegando a 1,1 milhão em 1880. Nas primeiras 3 décadas do século XX, Nova Iorque absorveu uma nova onda de imigrantes que chegavam a Ellis Island, atingindo a população em 1930, os 7 milhões de habitantes. Nova Iorque saiu da 2ª Guerra Mundial como uma das poucas metrópoles intocadas. Na década de 70, tornou-se um antro de droga e crime, mas no final dos anos 1990 estava muito mais segura e o turismo prosperava. Em 11 de Setembro de 2001, a cidade foi alvo do maior ataque terrorista da história dos Estados Unidos.


Empire State Building
A maior parte das atrações e vida cultural de Nova Iorque estão na ilha de Manhattan. Do extremo sul desta ilha, pode visitar-se de barco, a Estátua da Liberdade que fica na Ilha da Liberdade ou o Museu da Imigração em Ellis Island. Ao norte, em Lower Manhattan, chega-se aos bairros étnicos de Chinatown ou Little Italy, Soho e Greenwich Village. Do lado oeste da ilha, encontra-se o chamado Ground Zero, localização das torres gêmeas do World Trade Center. No lado leste fica o coração financeiro do país e em Wall Street fica a Bolsa de Valores mais famosa do mundo. No centro, encontram-se a famosa 5ª Avenida, o Empire State Building (um dos maiores prédios do mundo), Times Square, os teatros da Broadway e o pulmão da cidade, o Central Park.

LOS ANGELES


Prédios em Los Angeles
É a segunda maior cidade dos Estados Unidos da América, e maior cidade do Estado da Califórnia, situada ao sudeste do estado, na costa do Oceano Pacífico.

Fundada pelos espanhóis em 1781, foi controlada pelo México após a independência deste da Espanha, em 1821 e conquistada pelos americanos em 1846.

Los Angeles é o maior centro industrial dos Estados Unidos. Uma das principais indústrias é a do setor aeroespacial. A cidade possui várias fábricas que fabricam peças ou partes de aviões, bem como sondas espaciais e foguetes. A Boeing possui várias fábricas em Los Angeles e na cidade vizinha de Long Beach. Apesar disso, Los Angeles é mais conhecida pelos seus filmes, a maioria deles, produzidos no bairro mundialmente famoso de Hollywood.

CHICAGO


Vista de Chicago à noite
Terceira maior cidade dos Estados Unidos da América, localiza-se no Estado de Illinois, à extremidade sudoeste do Lago Michigan, em torno do Rio Chicago e cortada no extremo sul pelo Rio Calumet. Dada a sua posição central no mapa americano, foi desde meados do século XIX um forte pólo comercial, industrial, rodoviário e portuário.

A cidade de Chicago é o segundo maior centro financeiro dos Estados Unidos, atrás apenas da cidade de Nova Iorque, e o segundo maior centro industrial do país, atrás da região metropolitana de Los Angeles. Sua Bolsa de valores, a Chicago Stock Exchange, é a terceira mais movimentada do país (atrás da bolsa de valores de Nova Iorque, e da Nasdaq).


Sears Tower
A arquitetura da cidade é uma das mais influentes do mundo, desde o fim do século XIX, como pioneira na construção dos primeiros arranha-céus do mundo. Esta tradição vem de 1871, quando boa parte da cidade havia sido destruída no Grande Incêndio de Chicago.
Os arquitetos e engenheiros que trabalharam na reconstrução da cidade removeram os alicerces e muros feitos de pedra, para dar espaço aos novos edifícios. O primeiro deles foi o Home Insurance Building, com seus dez andares. Em 1973, a Sears Tower foi inaugurada na cidade, e foi o prédio mais alto do mundo até 1998.

A PHP Error was encountered

Severity: Notice

Message: Undefined offset: 1

Filename: subjects/article.php

Line Number: 60

>> AINDA SOBRE Estados Unidos da América

Comentários

Siga-nos:

Confira no Passeiweb

  • O primeiro voo do Homem no espaço

    Em 12 de abril de 1961 o homem decolava, pela primeira vez, rumo ao espaço. Em 2011, no aniversário de 50 anos deste fato, ocorreram comemorações no mundo inteiro e, principalmente, na Rússia.
  • Tsunami

    Tsunami significa "onda gigante", em japonês. Os tsunamis são um tipo especial de onda oceânica, gerada por distúrbios sísmicos.
 

Instituições em Destaque

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as últimas notícias do Vestibular além de dicas de estudo:
 
 
 
-

Notícias e Dicas - Vestibular

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as últimas do Vestibular e dicas de estudo: