dcsimg

Povos da Mesopotâmia: 2. Os sumérios

  • Data de publicação
Equipe Passeiweb



Há 7.000 anos os primeiros agricultores se instalaram
entre os rios Tigre e Eufrates e formaram comunidades
agrícolas: os sumérios.

Os sumérios instalaram-se ao sul da Mesopotâmia entre 3250 a.C. e 2800 a.C. Foi a primeira civilização a se estabelecer na Baixa Mesopotâmia, através da cidade de Susa, à leste do vale, e desenvolveram uma civilização grandiosa em feitos e descobertas que serviram de base para outros povos da Antigüidade. Desde a chegada dos sumérios até a formação do último Império Babilônico (séculos VII e VI a.C.), uma série de outros povos ocuparam a região e contribuíram para a composição do que hoje conhecemos da história mesopotâmica.

Veja o mapa da zona da antiga Mesopotâmia (termo que significa "terra entre os rios") (Fonte: Museu Americano de História Natural - Central Park - Nova Iorque - EUA)

Os sumérios apareceram na Baixa Mesopotâmia entre o 5º e o 4º milênio a.C. É provável que tenham vindo de uma região montanhosa (Montes Zagros, à leste do Vale), principalmente se considerarmos suas representações: deuses sobre montanhas e animais típicos de regiões montanhosas. Os sumérios se integraram aos clãs locais, cuja sedentarização começava a se fixar de maneira mais intensa. Com isso, aprenderam e transmitiram conhecimentos múltiplos, os quais influenciaram na formação de toda a civilização sumeriana. É provável que venha desse período as narrativas orais dos mitos mesopotâmicos, os quais, mais tarde, foram registrados em forma escrita. Os poemas mais antigos da Mesopotâmia são aqueles que fazem parte do Ciclo de Gilgamesh e que contêm informações cosmológicas suficientes para que se possa compreender a forma como os sumerianos concebiam a criação do universo. A influência desse povo, demonstrada nas leis, na língua e no campo das idéias, persistiu por muito tempo após a invasão dos semitas. É por esta razão que é possível perceber uma forte “herança” cultural recebida por povos que dominaram a região posteriormente, fazendo assim determinados paralelos históricos.

Os sumérios colonizaram o vale do rio Eufrates e deram origem às primeiras cidades organizadas como Estados independentes: Ur, Uruk, Eridu, Nippur, Kish e Lagash. Dominaram os semitas (conjunto de povos nômades habitantes da região, ligados por um mesmo parentesco lingüístico) até 2300 a.C., quando, enfraquecidos por guerras internas, foram dominados pelos acadianos. Recuperaram o poder em 2050 a.C., mas não resistiram aos amoritas, povo semita do norte, nem aos elamitas, da Pérsia, em 1950 a.C.

Desenvolveram a agricultura com técnicas de irrigação e drenagem de solo, construção de canais, diques e reservatórios, utilizando instrumentos de tração animal. Construíram templos de elaborada arquitetura, que serviram como centro político, religioso e econômico. Eram politeístas e veneravam divindades da natureza e deuses ligados aos sentimentos. O rei era o chefe supremo. Criaram a escrita cuneiforme (gravação de figuras com estilete sobre tábua de argila) e fizeram cerâmica e escultura de pedra e metal. Na matemática desenvolveram o método de dividir o círculo em seis partes iguais.



A PHP Error was encountered

Severity: Notice

Message: Undefined offset: 1

Filename: subjects/article.php

Line Number: 60

>> AINDA SOBRE Povos da Mesopotâmia

Comentários

Siga-nos:

Confira no Passeiweb

  • O primeiro voo do Homem no espaço

    Em 12 de abril de 1961 o homem decolava, pela primeira vez, rumo ao espaço. Em 2011, no aniversário de 50 anos deste fato, ocorreram comemorações no mundo inteiro e, principalmente, na Rússia.
  • Tsunami

    Tsunami significa "onda gigante", em japonês. Os tsunamis são um tipo especial de onda oceânica, gerada por distúrbios sísmicos.
 

Instituições em Destaque

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as últimas notícias do Vestibular além de dicas de estudo:
 
 
 
-

Notícias e Dicas - Vestibular

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as últimas do Vestibular e dicas de estudo: