Arte Chinesa: 1. Fase Arcaica

  • Data de publicação
Guilheme B. Uemura

Cavaleiro e Criado
Museu Guimet - Paris
O primeiro Estado organizado de que se tem conhecimento surgiu na China aproximadamente no ano 1500 a.C. ou, na opinio dos estudiosos chineses que acompanham a seqncia das tradies histricas, em 1700 a.C. emergindo da fase neoltica, agora relativamente bem documentada pelos achados arqueolgicos. A cultura deste Estado, que era chamado Xang ou Yin, nomes atribudos dinastia, manteve feies neolticas ao mesmo tempo em que evolua para a arte de trabalhar com bronze modelado, surpreendente pela excelncia de sua tcnica e requinte.


Guerreiros Xi'An
7 000 a.C.
Os notveis vasos rituais de bronze eram moldados para o culto do rei e dos senhores feudais. Os vasos mais antigos ostentam uma tcnica avanada e notvel qualidade artstica, e foram moldados segundo frmas de barro, recebendo retoques de acabamento com ferramentas. possvel que os bronzistas responsveis por estas obras gozassem de regalias semi-sacerdotais, como ocorria em outras civilizaes antigas.



Dinastia Han Oriental
16 a 220 D.C.
Bronze

Durante a fase primitiva da dinastia Xang, os vasos rituais dos cultos ancestrais muitas vezes procuravam imitar a cermica, tanto no formato, como na ornamentao, especialmente os de Lung-xan. Os jarros tm paredes delgadas e a decorao escassa limitada a uma faixa estreita. Mesmo em peas Xang mais recentes se denunciam as caractersticas da cermica. A decorao destes recipientes do vinho do sacrifcio forneceria um verdadeiro catlogo dos smbolos da religio ancestral e do culto fertilidade. O tema mais destacado uma espcie de mscara vistosa chamada t'ao-t'ieh ou "insacivel", formada por diversos elementos animais. Esta criao, de aspecto atemorizante, certamente tinha por finalidade espantar os maus espritos ou era um smbolo expressivo das poderosas foras da natureza, comparvel ao posterior Tao. Embora o impacto da fora mgica destas figuras sela imediatamente sentido pelo espectador, sua significao peculiar pode apenas ser pressentida. Extremamente impressionantes so os vasos de oferendas renda em formatos figurativos tais como corujas ou tigres, recobertos de smbolos. Podem ser considerados como encarnaes totmicas de espritos ancestrais protetores do fundador do cl.

Machado cerimonial
Fim do perodo Xang
sc. XII a XI, a.C.
Bronze, 30 x 35 cm.
Museu Staatliche,
Ostasiastiche Kusntabteilung,
Berlim.
Os achados arqueolgicos revelam que uma parte dos cerimoniais, que acompanhavam a construo de templos e os aparatos das catacumbas, consistia em matar e enterrar grande nmero de homens - na maioria, escravos e prisioneiros de guerra - como sacrifcio ritual. Em muitos casos, a vtima era degolada, possivelmente com utilizao dos enormes machados de formato e peso inadequados ao manejo como armas, estes machados ostentam decoraes cabalsticas que os enquadram perfeitamente quela funo macabra.

Depois que o povo Chou (que habitava o lado oriental do reino Xang) infestou o Estado Xang com seus aliados "brbaros" (1100 e 1000 a.C.), adotou integralmente a superior cultura Xang. A classe dos guerreiros Chou tirou proveito das habilidades dos artfices e sacerdotes Xang de uma forma que as evidncias mostram uma contigidade, sem interrupo, do perodo da dinastia Xang.

Os vasos de bronze do culto ancestral conservaram algo de cabalstico dos antecessores, mas com feies nitidamente Chou, as inscries, no raro muito extensas, com uma linguagem relacionada aos textos Chou da literatura chinesa, informam os antecedentes dos feitos da posteridade e as determinaes e liberalidade dos regentes dos Chou.


Escultura de argila,
com olhos de jade
incrustados.
Dinastia Hongshan
Na ltima fase do perodo Chou, a era dos Estados Belicosos (Xan-kuo, 475-222 a.C.), ocorreu o colapso absoluto da autoridade central; contudo, mesmo em condies polticas meio caticas, os Estados feudais, extremamente competitivos, conseguiram promover uma cultura notvel e profcua. O progresso econmico e a ampliao das relaes comerciais entre os diversos Estados trouxeram como resultado classe dos mercadores uma situao vantajosa. O Estado chins de Ch'in aumentou seu poderio atravs de uma habilidosa poltica econmica. Mesmo os comerciantes podiam ento ascender posio de ministros, exercendo um controle poltico realmente efetivo.

No surpreendente o fato de que, naquela poca de condies sociais, polticas e intelectuais instveis, as artes tambm se aventurassem por novos caminhos. Nos meados do perodo Chou, a intensa magia dos bronzes rituais ornamentados desapareceu. Na poca dos Estados Belicosos, a superfcie dos vasos de bronze era recoberta por uma ornamentao delicada e luxuosa cujo efeito era acentuado por tauxias com materiais preciosos como o ouro, a prata e a turquesa, nessa ocasio usados como elementos decorativos.

A partir das ltimas fases, houve o surgimento de culturas regionais, especialmente na parte sul da rea chinesa, nos vales dos rios Huai e Yang-ts. Inclumos nisto a civilizao do Estado de Ch'u com sua caracterstica indstria de lacas e, margem da civilizao chinesa, a recm-descoberta cultura Tien, da provncia de Yunnan, com o esplndido naturalismo de suas obras em bronze.

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