dcsimg

ENEM: 1. A prova de matemática do ENEM

Prof. José Lucivaldo

Uma prova sem “decorebas”

Para que pudesse embasar minha opinião e com isso dar dicas atuais sobre a prova do Enem, fiz uma reavaliação das últimas provas. E foi sem surpresa que pude confirmar a minha impressão.

Uma prova que privilegia proporções, raciocínio lógico, um pouco de probabilidade, de geometria plana, de geometria espacial, e o uso desenfreado da matemática como ferramenta na resolução de questões de outras disciplinas, privilegiando assim a estatística.

Embora uma questão de área ou de volume sempre estivesse presente, minha dica é que estejam preparados para fazer interpretações de tabelas, cálculos de porcentagem, avaliar gráficos dos mais variados tipos: colunas, barras, pizza, entre outros, nos mais variados assuntos e disciplinas.

O essencial é manter sempre a calma e os olhos bem abertos para que se possa ter a clareza necessária para tomar as melhores decisões.

Não é uma prova onde saber fórmulas decoradas lhes garanta bons resultados, aliás, uma questão assim será uma exceção. Por isso, de novo, mantenham a calma e boa sorte!

Comentários

Siga-nos:

Instituições em Destaque

 
 

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as últimas notícias do Vestibular além de dicas de estudo: