dcsimg

Concordância: 1. Vamos escrever certo

  • Data de publicação
Odete Antunes (Profª Odete)
EM ANEXO ou ANEXOS?

Anexo, sendo adjetivo (do particípio de anexar, cuja forma plena é anexado), deve concordar com o substantivo a que se refere: documentos anexos, certidões anexas, isto é, que foram anexados ou anexadas. Trata-se não só de correção, mas também de precisão, pois quando, por exemplo, juntamos documentos a uma carta, não os estamos enviando em outro compartimento, anexo (caso em que se justificaria a expressão adverbial em anexo), mas os colocamos no mesmo envelope, juntamente com a carta, ou seja, anexos a ela.


SE NÃO ou SENÃO?

Senão significa “de outro modo”, “do contrário” (Saia, senão eu...", “Jovem, lute contra as drogas, senão estarás perdido”), “a não ser” (Nada fazia a não ser brincar).

Com o sentido de “defeito, mácula” e em geral com o artigo ( o, um), pode ser substantivo (Não havia um senão em sua empresa).

Se não usa-se em dois caso:

1) quando o SE tem sentido condicional, podendo ser substituído por caso: Iria ao cinema, se (caso) não fosse distante;

2) quando a locução exprime alternativa, incerteza, imprecisão, equivalendo a OU: Saíram muitos, se não (ou) todos; Esperei duas horas, se não (ou) três.


OBRIGADO ou OBRIGADA?

Obrigado (a) é a forma reduzida de estou obrigado(a) a você, ou seja, “devo obrigação a você”. Portanto, o adjetivo (particípio do verbo obrigar) deve concordar em gênero e número com o sujeito, de que é predicativo. Assim, uma mulher dirá obrigada. Caso se trate de vários homens e mulheres, impõe-se o plural obrigados; se forem apenas mulheres, obrigadas.


É PROIBIDA ENTRADA ou É PROIBIDA A ENTRADA?

Se o sujeito não estiver determinado (acompanhado de artigo ou pronome), não se faz a concordância genérica do predicativo: É proibido entrada. Se houver determinação, faz-se a concordância: É proibida a entrada.


MENAS ou MENOS?

Menos, seja como advérbio (choveu menos), seja como preposição (tudo, menos isso) seja como pronome (mais sol e menos chuva), seja como substantivo (menos é preferível ao mais), é uma palavra invariável, ou seja, não existe menas.


PEGO ou PEGADO?

O particípio passado do verbo pegar é pegado, não ocorrendo jamais a forma pego. Por analogia com verbos que têm duas formas de particípio passado, uma regular e outra irregular (como pagar: pagado, pago) criou-se no Brasil a forma irregular pego.

Comentários

Siga-nos:

Confira no Passeiweb

  • O primeiro voo do Homem no espaço

    Em 12 de abril de 1961 o homem decolava, pela primeira vez, rumo ao espaço. Em 2011, no aniversário de 50 anos deste fato, ocorreram comemorações no mundo inteiro e, principalmente, na Rússia.
  • Tsunami

    Tsunami significa "onda gigante", em japonês. Os tsunamis são um tipo especial de onda oceânica, gerada por distúrbios sísmicos.
 

Instituições em Destaque

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as últimas notícias do Vestibular além de dicas de estudo:
 
 
 
-

Notícias e Dicas - Vestibular

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as últimas do Vestibular e dicas de estudo: