dcsimg

Dicas: 2. Como é a avaliada a Redação na Fuvest?

Equipe Passeiweb

A prova de Redação merece uma correção especial. Logo que as provas chegam à Fuvest, procede-se a uma leitura eletrônica do texto preparado pelo candidato. Em seguida, são feitas duas cópias desse texto, que são encaminhadas a dois corretores independentes. Eles deverão atribuir nota a essa Redação. Se essas avaliações (independentes) não concordarem, a redação será encaminhada a uma “banca superior”, que deverá analisar tudo novamente e atribuir uma nota que seja a palavra final da banca. Na correção da redação, serão examinados três aspectos. A cada um deles poderão ser atribuídos 0, 1, 2, 3 ou 4 pontos.

1. Tipo de texto e abordagem do tema

Considera-se aqui se o texto do candidato configura-se como uma dissertação e se atende ao tema proposto. É fundamental, na elaboração do texto dissertativo solicitado, que o candidato demonstre a habilidade de ler e articular adequadamente os textos da coletânea para abordar o tema. A elaboração de um texto que não seja dissertativo ou a fuga completa ao tema serão tomadas como pressupostos inquestionáveis para que a prova não seja objeto de correção em qualquer outro de seus aspectos, recebendo, portanto, nota zero.

No que diz respeito ao desenvolvimento, verificar-se-á, além da pertinência na progressão do tema, também a capacidade crítico-argumentativa do candidato, bem como a maturidade e a informatividade que no texto se manifestam.

2. Estrutura

Consideram-se aqui, conjuntamente, os aspectos de coesão textual (nas frases, períodos e parágrafos) e decoerência das idéias.

Maior ou menor COERÊNCIA reflete a capacidade do candidato em relacionar os argumentos e organizá-los de forma a deles extrair conclusões apropriadas e, também, a habilidade para o planejamento e a construção significativa do texto. Serão considerados aspectos negativos a cópia de trechos da coletânea, ou a simples paráfrase, bem como a presença de contradições entre frases e parágrafos, a falta de encadeamento das idéias, a circularidade ou quebra de progressão argumentativa, a falta de conclusão ou a presença de conclusões não decorrentes do que foipreviamente exposto.

No que diz respeito à COESÃO, serão tidos também como fatos negativos, entre outros, o estabelecimento de relações semânticas impróprias entre palavras eexpressões, bem como o uso inadequado de conectivos.

3. Expressão

Consideram-se nesse item o domínio do padrão cultoescrito da língua e a clareza na expressão das idéias. Serãoexaminados aspectos gramaticais como ortografia,morfologia, sintaxe e pontuação. A presença de clichês oufrases feitas e, ainda, o uso inadequado de vocábulos sãoocorrências, em princípio, negativas. Espera-se que ocandidato revele competência em expor com precisão osargumentos selecionados para a defesa do ponto de vistaadotado e demonstre capacidade de escolher e usarexpressivamente o vocabulário.

4. Número de linhas

Máximo de trinta (30) linhas.

Fique atento - A FUVEST conta com "estudantes possuidores de uma formação mais humanista - e não hipertrofiada pela informação da 'moda' e falsamente superespecializada". Candidatos que revelarem um amplo repertório cultural e intelectual terão maiores chances de apresentar um bom desempenho.


>> AINDA SOBRE Dicas

Comentários

Siga-nos:

Instituições em Destaque

 
 

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as últimas notícias do Vestibular além de dicas de estudo: