dcsimg

Questões: Dom Casmurro, de Machado de Assis - 6


26. (PUC)

          A confusão era geral. No meio dela, Capitu olhou alguns instantes para o cadáver tão fixa, tão apaixonadamente fixa, que não admira lhe saltassem algumas lágrimas poucas e caladas...
          As minhas cessaram logo. Fiquei a ver as dela; Capitu enxugou-as depressa, olhando a furto para a gente que estava na sala. Redobrou de carícias para a amiga, e quis levá-la; mas o cadáver parece que a tinha também. Momento houve em que os olhos de Capitu fitaram o defunto, quais os da viúva, sem o pranto nem palavras desta, mas grandes e abertos, como a vaga do mar lá fora, como se quisesse tragar também o nadador da manhã.

O trecho acima, do romance Dom Casmurro, de Machado de Assis, autoriza o narrador a caracterizar os olhos da personagem, do ponto de vista metafórico, como

A) olhos de viúva oblíqua e dissimulada, apaixonados pelo nadador da manhã.
B) olhos de ressaca, pela força que arrasta para dentro.
C) olhos de bacante fria, pela irrecusável sensualidade e sedução que provocam.
D) olhos de primavera, pela cor que emanam e doçura que exalam.
E) olhos oceânicos, pelo fluido misterioso e enérgico que envolvem.

COMENTÁRIOS: No trecho, o narrador caracteriza os olhos de Capitu pelo poder que têm de atrair, de arrastar para dentro como o mar em ressaca, o que se evidencia na passagem: “(...) como a vaga do mar lá fora, como se quisesse tragar também o nadador da manhã”.


27. (PUC) No romance Dom Casmurro, o narrador declara: O meu fim evidente era atar as duas pontas da vida, e restaurar na velhice a adolescência. Entre as duas pontas, desenvolve-se o enredo da obra. Assim, indique abaixo a alternativa cujo conteúdo não condiz com o enredo machadiano.

A) A história envolve três personagens, Bentinho, Capitu e Escobar, e três projetos, todos cortados quando pareciam atingir a realização.
B) O enredo revela um romance da dúvida, da solidão e da incomunicabilidade, na busca do conhecimento da verdade interior de cada personagem.
C) A narrativa estrutura-se ao redor do sentimento de ciúme, numa linha de ascensão de construção de felicidade e de dispersão, com a felicidade destruída.
D) A narrativa se marca por digressões que chamam a atenção para a inevitabilidade do que vai narrar, como o que ocorre na analogia da vida com a ópera e em que o narrador afirma cantei um duo terníssimo, depois um trio, depois um quattuor...
E) O enredo envolve um triângulo amoroso após o casamento e todas as ações levam a crer na existência clara de um adultério.

COMENTÁRIOS: Não há clareza quanto à existência de um adultério em Dom Casmurro. Machado cria um narrador em 1ª pessoa corroído pelo tempo, pelo ciúme e pelas amarguras da vida. O próprio foco narrativo já é suficiente para que o leitor duvide da veracidade dos fatos narrados, tendo em vista a visão unilateral do narrador.


28. Leia as alternativas abaixo, que se referem ao romance Dom Casmurro, de Machado de Assis.

I. Prima Justina é uma personagem caracterizada como secarrona, malévola sem ser maléfica, enquanto tio Cosme, um agregado à casa de Bentinho, se apresenta servil, formal e fanático pelos superlativos.

II. A obsessão pelo passado é uma característica do romance: Bentinho repete o apego da mãe pelas coisas velhas e o filho de Capitu, apesar de parecido com Escobar, tem por paixão a arqueologia.

III. A morte de Escobar, vítima de uma queda, perturba intensamente Capitu, o que desperta em Bentinho suspeitas de traição, que, aliás, se reforçam quando seu filho Ezequiel vai adquirindo os traços fisionômicos do amigo de seminário.

IV. Dom Casmurro não é outro senão o Bentinho de Mata-Cavalos, que uma promessa da mãe destinara ao seminário, mas que o amor pela vizinha Capitu, a morena dos olhos de ressaca, desviará da batina.

Estão corretas ou são admissíveis:

A) I, II e III
B) Somente II e IV
C) I, II e IV
D) II, III e IV
E) I, III e IV


29. (UNEAL 2007) Capítulo CXXIII / Olhos de Ressaca.

Enfim, chegou a hora da encomendação e da partida. Sancha quis despedir-se do marido, e o desespero daquele lance consternou a todos. Muitos homens choravam também, as mulheres todas. Só Capitu, amparando a viúva, parecia vencer-se a si mesma. Consolava a outra, queria arrancá-la dali. A confusão era geral. No meio dela, Capitu olhou alguns instantes para o cadáver tão fixa, tão apaixonadamente fixa, que não admira lhe saltassem algumas lágrimas poucas e caladas...
As minhas cessaram logo. Fiquei a ver as dela; Capitu enxugou-as depressa, olhando a furto para a gente que estava na sala. Redobrou de carícias para a amiga, e quis levá-la; mas o cadáver parece que a retinha também. Momento houve em que os olhos de Capitu fitaram o defunto, quais os da viúva, sem o pranto nem palavras desta, mas grandes e abertos, como a vaga do mar lá fora, como se quisesse tragar também o nadador da manhã.
Machado de Assis, Dom Casmurro

Sobre o texto e sobre a obra machadiana de onde ele foi retirado, analise as seguintes afirmações.

1) O capítulo CXXIII é de capital importância para o romance em questão, pois relata o momento em que, para Bento Santiago, Capitu deixou claros indícios de que o traía com Escobar.

2) “Só Capitu, amparando a viúva, parecia vencerse a si mesma”. Esse trecho indica que Capitu, ao contrário dos outros que estavam no velório, não sentia tristeza.

3) “Capitu enxugou-as depressa, olhando a furto para a gente que estava na sala”. Ao se referir ao gesto furtivo de Capitu para enxugar as lágrimas, o narrador chama a atenção para a timidez e o recato da esposa, característica indicada em outros momentos do romance.

Está(ão) correta(s):

A) 2 e 3 apenas
B) 3 apenas
C) 1 apenas
D) 1 e 2 apenas
E) 1, 2 e 3

1  2  3  4  5    6

Comentários

Siga-nos:

Instituições em Destaque

 
 

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as últimas notícias do Vestibular além de dicas de estudo: