dcsimg

Questões: Composição dos movimentos

  • Data de publicação

1. (FEI) Um vagão está animado de velocidade cujo módulo é V, relativa ao solo. Um passageiro, situado no interior do vagão move-se com a mesma velocidade, em módulo, com relação ao vagão. Podemos afirmar que o módulo da velocidade do passageiro, relativa ao solo, é:

a) certamente menor que V;
b) certamente igual a V;
c) certamente maior que V;
d) um valor qualquer dentro do intervalo fechado de 0 a 2V;
e) n.d.a.


2. (UNITAU) A trajetória descrita por um ponto material P e a equação horária da projeção horizontal de P, num sistema de coordenadas cartesiano ortogonal Oxy, expressas em unidades do sistema internacional, são respectivamente: y = 0,125x2 e x = 6,0t, onde x e y são coordenadas de P e t é tempo. A velocidade de P segundo Ox e a aceleração de P segundo Oy, em unidades do sistema internacional, têm densidades iguais a:

a) 4,5 e 6,0
b) 6,0 e 9,0
c) 3,0 e 9,8
d) 6,0 e 4,5
e) 3,0 e 9,0


3. (VUNESP) Gotas de chuva que caem com velocidade v = 20 m/s, são vistas através da minha vidraça formando um ângulo de 30° com a vertical, vindo da esquerda para a direita. Quatro automóveis estão passando pela minha rua com velocidade de módulos e sentidos indicados. Qual dos motoristas vê, através do vidro lateral, a chuva caindo na vertical?

a) 1
b) 2
c) 3
d) 4
e) nenhum deles vê a chuva na vertical.

04. (SANTA CASA) Um automóvel percorre um trecho retilíneo de uma estrada mantendo constante sua velocidade escalar linear. O ponto de contato entre um pneu e a estrada:

a) tem velocidade nula em relação à estrada;
b) tem velocidade nula em relação ao automóvel;
c) está em repouso em relação à qualquer ponto do pneu;
d) executa movimento circular e uniforme em relação à estrada;
e) tem a mesma velocidade linear do centro da roda, em relação à estrada.


4. (UNIP) Considere um automóvel com velocidade constante em uma estrada reta em um plano horizontal. No pneu do automóvel estão desenhados quatro patinhos. Quando o automóvel passa diante de um observador parado à beira da estrada, este tira uma fotografia do pneu.

Na figura representamos o pneu no instante da fotografia e os quatro patinhos ocupam as posições A, B, C e D. A respeito da nitidez dos patinhos na foto podemos afirmar que:

a) O patinho C é o mais nítido e o patinho A é menos nítido.
b) Todos os patinhos são igualmente nítidos.
c) Todos os patinhos têm nitidez diferente.
d) O patinho A é o mais nítido.
e) O patinho D é o menos nítido.

Comentários

Siga-nos:

Confira no Passeiweb

  • O primeiro voo do Homem no espaço

    Em 12 de abril de 1961 o homem decolava, pela primeira vez, rumo ao espaço. Em 2011, no aniversário de 50 anos deste fato, ocorreram comemorações no mundo inteiro e, principalmente, na Rússia.
  • Tsunami

    Tsunami significa "onda gigante", em japonês. Os tsunamis são um tipo especial de onda oceânica, gerada por distúrbios sísmicos.
 

Instituições em Destaque

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as últimas notícias do Vestibular além de dicas de estudo:
 
 
 
-

Notícias e Dicas - Vestibular

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as últimas do Vestibular e dicas de estudo: