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Questões: Agosto, de Rubem Fonseca


1. (UFJF) A respeito do romance Agosto, de Rubem Fonseca, É POSSÍVEL afirmar que ele:

(A) narra uma história policial, sem mencionar um conflito ou cenário político.
(B) descreve o Rio de Janeiro, depois da morte do presidente Getúlio Vargas.
(C) relata a decadência política e social do Brasil, após o crime da rua Toneleros.
(D) defende a idéia de que a solução para os conflitos sociais só depende do povo.
(E) apresenta um cenário de violência, corrupção e disputa de poder, no Brasil.


2. (UFJF) Ao final da leitura do romance Agosto, É POSSÍVEL concluir que:

(A) o Rio de Janeiro continua lindo, enquanto a crueldade e a violência nascem no silêncio.
(B) as pessoas dormem profundamente, porque todo o conflito social e político se desfez.
(C) a vingança, a ganância e a disputa pelo poder diminuíram diante de tantas brutalidades.
(D) a imprensa escrita e falada pouco contribui para a formação de opinião dos brasileiros.
(E) os seres humanos reagem passivamente e se silenciam para vencer todas as injustiças.


3. (UFLA) De acordo com a obra Agosto, de Rubem Fonseca, associe a coluna da direita aos personagens relacionados à esquerda. A seguir, marque a alternativa que contém a seqüência CORRETA.

(1) Alberto Mattos ( ) Viúva de Paulo Gomes Aguiar, é amante de Pedro Lomagno.
(2) Gregório Fortunato ( ) Amigo de Pedro Lomagno, assassina Mattos e sua namorada Salete.
(3) Carlos Lacerda ( ) Casada com o rico empresário Pedro Lomagno, é uma das namoradas de Mattos.
(4) Chicão ( ) Chefe da guarda pessoal de Vargas, conhecido como "Anjo Negro".
(5) Alice ( ) Personagem central do romance, é o policial que investiga os crimes.
(6) Luciana Aguiar ( ) Jornalista, maior opositor ao governo de Getúlio Vargas.

(A) 5, 1, 6, 2, 3, 4
(B) 6, 4, 5, 2, 1, 3
(C) 6, 3, 5, 1, 2, 4
(D) 5, 4, 6, 2, 1, 3
(E) 5, 3, 6, 1, 2, 4


4. (UFLA) Considerando a construção do texto de Rubem Fonseca, na obra Agosto, verifica-se que a linguagem é:

(A) distinta, assim como a técnica narrativa, conferindo maior verossimilhança aos relatos.
(B) satírica e paródica, uma vez que a obra foi elaborada em contraposição à tradição literária.
(C) sobretudo agressiva, já que a relação entre os personagens é apresentada como uma relação de forças.
(D) muitas vezes figurada, e suas imagens resultam freqüentemente de analogias com o mundo idealizado, fantasioso.
(E) marcada por expressões grosseiras, rudes, provenientes do vocabulário relacionado à esfera política e ao sensacionalismo jornalístico.

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