dcsimg

Questões: Cartas Perto do Coração, de Fernando Sabino


1. (UFOP) Considerando que a escrita depende do ponto de vista de quem escreve ou focaliza determinado tema, pode-se dizer a respeito das Cartas perto do coração:

(A) A atitude do(a) escritor(a) perante os fatos e/ou objetos mencionados quase sempre é muito subjetiva, tanto que chega a deturpá-los.
(B) O fato de essas cartas terem datas, de certa forma, faz com que as informações nelas contidas possam ser desconsideradas.
(C) Os fatos e/ou objetos narrados, por resultarem da experiência, dizem pouco por si mesmos, mas dizem muito sobre as pessoas que os focalizam.
(D) Para maior verossimilhança, ambos os escritores utilizam com muita freqüência os diálogos e, assim, de certa forma, dramatizam os fatos narrados.


2. (UFOP) A partir da leitura de Cartas perto do coração é incorreto dizer:

(A) Dentre os inúmeros motivos presentes, destacam-se a amizade, a solidão, a família, o jeito de ser, a troca de experiências, as dúvidas existenciais, a arte e a literatura.
(B) De certa forma, revelam a personalidade de Fernando Sabino e Clarice Lispector, já que ambos expõem desejos, expectativas e até fragilidades.
(C) Podem ser lidas também como documento de uma época em que não se falava de tv, xerox, e-mail e outras facilidades do mundo de hoje.
(D) Como correspondência literária, acabam por criar para o leitor uma imagem deturpada de cada um dos escritores, já que foram construídas sob o domínio do fingimento poético.

Comentários

Siga-nos:

Instituições em Destaque

 
 

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as últimas notícias do Vestibular além de dicas de estudo: