dcsimg

Questões: Incidente em Antares, de Érico Veríssimo


1. (UFAM) A respeito do romance Incidente em Antares, de Erico Veríssimo, assinale a alternativa em que personagem e respectiva caracterização NÃO se apresentam de modo correto:

A) Valentina – É a mulher do juiz Quintiliano do Vale. Em determinada noite, ela tem a coragem de afrontar o marido, fumando na sua frente e dizendo-lhe as coisas ruins que de fato pensava dele.
B) Mirabeau da Silva – É o promotor da cidade de Antares. No episódio do coreto, alguns rapazes, devidamente escondidos nas árvores, o ofendem chamando-o de “fresco”.
C) Barcelona - É o apelido do sapateiro Lucas Faia. No episódio do coreto, em que os mortos afrontam os vivos, é ele quem revela as escusas articulações políticas de Tibério Vacariano.
D) Dona Quitéria (ou Dona Quita) – Matriarca do clã dos Campolargos, é um dos mortos que caminha do cemitério ao centro da cidade. Amiga de Tibério Vacariano, com ele conversava sobre política.
E) Dr. Lázaro Bertioga – É um dos dois médicos de Antares. Embora sinta remorsos, assina um falso atestado de óbito, a fim de que ninguém descobrisse que João Paz fora assassinado na delegacia de polícia.


2. (UFAM) Leia as afirmativas abaixo, feitas a propósito do enredo do romance Incidente em Antares:

I. A mulher de Egom Sturm, temendo ser perseguida, atravessa a fronteira pelo rio Uruguai, indo se exilar em Buenos Aires.

II. Em conseqüência de uma greve dos trabalhadores de Antares, à qual aderiram os coveiros, sete mortos não puderam ser sepultados e foram deixados do lado de fora dos muros do cemitério.

III. Para honrar a memória de Pudim de Cachaça, o seu amigo Alambique revela aos jornalistas de Porto Alegre o que de fato acontecera e, por isso, veio a ser assassinado na calada da noite.

IV. A primeira parte do romance traça um painel histórico da cidade de Antares, mostrando a formação dos clãs que a dominariam e disputariam o poder sem quaisquer escrúpulos.

Estão corretas:

A) apenas II e III
B) I, II e III
C) I, III e IV
D) apenas II e IV
E) apenas I e IV.

Comentários

Siga-nos:

Instituições em Destaque

 
 

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as últimas notícias do Vestibular além de dicas de estudo: