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Questões: Libertinagem, de Manuel Bandeira

  • Data de publicação

1. (FUVEST) Considere as seguintes afirmações sobre Libertinagem, de Manuel Bandeira:

I. O livro oscila entre um fortíssimo anseio de liberdade vital e estética e a interiorização cada vez mais profunda dos vultos familiares e das imagens brasileiras.
II. Por ser uma obra do início da carreira do autor, nela ainda são raras e quase imperceptíveis as contribuições técnicas e estéticas do Modernismo.
III. Em vários de seus poemas, a exploração de assuntos particulares e pessoais, aparentemente limitados, resulta em concepções muito amplas, de interesse geral, que ultrapassam a esfera pessoal do poeta.

Está correto apenas o que se afirma em:

(A) I
(B) II
(C) I e II
(D) I e III
E) II e III


2. (PUC-SP) Libertinagem, uma das obras mais expressivas de Manuel Bandeira, apresenta temática variada. Indique a alternativa em que não há correspondência entre o tema e o poema:

(A) cotidiano — Poema tirado de uma notícia de jornal
(B) recordações da infância — Profundamente
(C) teor metalingüístico — Poética
(D) evasão e exílio — Vou-me embora pra Pasárgada
E) amor erótico — Irene no céu


3. (FUVEST) Leia o poema de Manuel Bandeira para responder ao teste.

Não sei dançar
Uns tomam éter, outros cocaína.
Eu já tomei tristeza, hoje tomo alegria.
Tenho todos os motivos menos um de ser triste.
Mas o cálculo das probabilidades é uma pilhéria...
Abaixo Amiel!
E nunca lerei o diário de Maria Bashkirtseff.

Sim, já perdi pai, mãe, irmãos.
Perdi a saúde também.
É por isso que sinto como ninguém o ritmo do jazz-band.

Uns tomam éter, outros cocaína.
Eu tomo alegria!
Eis aí por que vim assistir a este baile de terça-feira gorda.
(...)
(Libertinagem, Manuel Bandeira)

Sobre os versos transcritos, assinale a alternativa incorreta:

(A) A melancolia do eu-lírico é apenas aparente: interiormente ele se identifica com a atmosfera festiva do carnaval, como se percebe no tom exclamativo de "Eu tomo alegria!"
(B) A perda dos familiares e da saúde são aspectos autobiográficos do autor presentes no texto.
(C) A alegria do carnaval é meio de evasão para eu-lírico, que procura alienar-se de seu sofrimento.
(D) O último verso transcrito associa-se ao título do poema, pois o eu-lírico não participa, de fato, do baile de carnaval.
E) O eu-lírico revela, em tom bem-humorado e descompromissado, ser uma pessoa exageradamente sensível.


4. (FUVEST) Sobre Libertinagem, de Manuel Bandeira, pode-se afirmar que:

(A) os poemas revelam o estilo despojado, de tom combativo e revolucionário que caracterizou a produção poética de 22.
(B) o tema da infância é comumente apresentado por meio da perspectiva do adulto que reconhece o passado como um tempo pleno de alegria, proteção e experiências surpreendentes.
(C) ainda que a obra seja a mais modernista de Bandeira, pode-se observar traços passadistas, como o uso de redondilha, nos famosos versos de "Vou-me embora pra Pasárgada".
(D) o poeta revela influências das idéias presentes no Manifesto Pau-Brasil e Manifesto da Antropofagia, na medida em que incorpora temas relacionados à brasilidade e envereda por experiências futuristas, com insistentes traços de surrealismo.
E) as constantes referências à cidade natal, com sua geografia e particularidades culturais, mescladas às lembranças íntimas do universo familiar revelam a melancolia de um poeta atormentado que não encontra apaziguamento na realidade presente.


5. (FUVEST) Em Libertinagem, Manuel Bandeira manifesta profunda simpatia pelos marginalizados, que, por razões históricas ou condição econômica, representam os desvalidos.
Assinale a alternativa em que o poema indicado não serve de exemplo para essa afirmação:

(A) “ Irene no céu”.
(B) “Camelôs”.
(C) “ Mangue”.
(D) “Profundamente”.
E) “Poema retirado de uma notícia de Jornal”.

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