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Questões: Lucíola, de José de Alencar


1. (UFOP) Em relação a Lucíola, de José de Alencar, assinale a alternativa incorreta.

(A) A obra apresenta muito adequadamente o tema da prostituta regenerada, bem ao gosto do Romantismo.
(B) O narrador tem, além dos leitores da obra, explicitamente uma interlocutora como personagem-leitora.
(C) A narrativa se constrói em dois tempos muito bem marcados: o da vivência e o da narração da vivência.
(D) A aparição de Maria da Glória resolve todos os problemas da personagem Lúcia, porque aponta o caminho da expiação da culpa, construindo um final feliz para a narrativa.
(E) A presença de muitos paradoxos românticos (virtude x vício, alma x corpo, amor x prazer, ingenuidade x devassidão, família x prostituição) é possível perceber nesse romance.


2. (UFOP) Assinale a alternativa incorreta a respeito de Lucíola, de José de Alencar.

(A) É Paulo – como protagonista – simultaneamente agente da narração e objeto da narrativa.
(B) É um romance que apresenta uma pluralidade de olhares narrativos, principalmente na caracterização da personagem Lúcia.
(C) É um romance que traz uma visão alienada da sociedade urbana do Rio de Janeiro, por focalizar unicamente o drama individual da protagonista.
(D) É através do distanciamento temporal que a narrativa se torna possível, pois a narração é ativada pela memória.
(E) É a protagonista construída em dualidade, uma vez que, dissociando corpo e alma, ela também tem dois nomes, duas casas, dois estilos de vida.


3. (UFLA) De acordo com a leitura da obra Lucíola, de José de Alencar, julgue as afirmativas e, a seguir, marque a alternativa CORRETA.

I. Há, em Lucíola, um clima de sensualidade constante, combinado com o ardor e sofrimento, bem no clima da literatura romântica que predominava na segunda metade do século XIX.

II. O romance entre os protagonistas, Lúcia e Paulo, “sacode”a Corte e provoca um excitado burburinho na sociedade. De um lado, a mulher que, sendo de todos, jurava não se prender a nenhum homem; de outro, o homem em dúvida entre o amor e o preconceito.

III. O foco narrativo é em 3ª pessoa; o narrador-observador não participa da história; com isso, há um forte apelo à imaginação do leitor.

IV. Em Lucíola, o amor não resiste às barreiras sociais e morais. Assim é o romance da bela Lúcia, a mais rica e cobiçada cortesã do Rio de Janeiro, e Paulo, um jovem modesto e frágil.

(A) Apenas a afirmativa I é correta.
(B) Apenas as afirmativas I, II e IV são corretas.
(C) Apenas as afirmativas I e IV são corretas.
(D) Apenas as afirmativas I e II são corretas.
(E) Apenas as afirmativas I, II e III são corretas.


4. (UFLA) Leia o texto para responder à questão.

Uma mulher como eu não se pertence; é uma coisa pública, um carro de praça, que não pode recusar quem chega. (Fragmento - Lucíola - José de Alencar)

Pelas palavras da protagonista, percebe-se um forte desabafo. Esse sentimento é conseqüência

(A) de submissão, que é característica da própria personagem.
(B) do forte apego que Lucíola tinha à sua família.
(C) da impossibilidade de se manter como centro do poder e do domínio.
(D) de resignação, recusando-se a abandonar sua vida para viver com Paulo.
(E) de velhos preconceitos, já que a sociedade primava pelos bons costumes.

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