dcsimg

Questões: O Grande Mentecapto, de Fernando Sabino


1. (UFLA) Leia o texto para responder às questões 01 e 02.

Ao dar entrada em sua nova residência, Geraldo Viramundo foi levado diretamente ao gabinete do diretor, um velhinho de cabeça branca e olhos azuis que atendia pelo nome de Dr. Pantaleão.
- Você o que é, meu filho? – perguntou o Dr. Pantaleão.
- Sou cristão pela graça de Deus – respondeu Viramundo.
- Isso! Assim é que serve. Esse pelo menos fala. Cada doido com sua mania. De médico e louco todos temos um pouco. Eu estou perguntando qual é a sua encarnação.
Antes que Viramundo pensasse em responder, Dr. Pantaleão disparava a falar , muito depressinha:
- Napoleão ainda temos uns três ou quatro. Já tivemos uma porção. Nunca tivemos é um papa, mas santos temos vários. Temos também um que é grão de milho, não pode ver uma galinha, foge correndo. E tem outro que é justamente galinha, vive a perseguir o pobre do grão de milho, cacarejando. Tem um que é cafeteira: passa o dia inteiro com um braço na cintura e outro para cima, mas não serve café a ninguém, acho que está vazia. Tem de tudo. Dom Pedro temos dois. Pedro Segundo, digo. Não sei por que, mas Pedro Primeiro nunca mais apareceu. O último que tivemos, já faz tempo, morreu de tanto grito do Ipiranga que ele dava, proclamando a independência. Independência ou morte! Independência ou morte! Independência ou morte! Ficava assim o tempo todo, montado numa vassoura. Você o que é?
- Eu sou mais eu – respondeu Viramundo prontamente.
- Não pode. Se você fosse mais você, não estaria aqui. Você é menos você, isso sim. E noves fora, zero. Se eu fosse você, seria alguém mais, não seria eu. Portanto você tem que ser alguém. Basta escolher. Só não escolha Tiradentes, que você pode se dar mal. Já tivemos um, e acabaram enforcando o coitado. Foi preciso que Caxias, o pacificador, viesse botar ordem nesta joça, que isto aqui estava uma verdadeira loucura. Se é que você me permite essa redundância, hi! hi! hi! Todo mundo aqui dentro tem de ser alguém ou alguma coisa. Você o que é?
Sem esperar resposta, o Dr. Pantaleão se aproximou dele e continuou a falar, baixando a voz e com um brilho de esperteza nos olhinhos:
- Vou lhe dar um conselho: seja coisa, não seja gente. Coisa é muito melhor. Uma coisa bem macia, bem leve, bem fofa... Uma nuvem, por exemplo. Eu vou lhe contar um segredo, peço que não conte para ninguém. Quando vim para cá, minha intenção era ser uma nuvem, mas não pude, porque tinha de andar pelado, o que era incompatível com a minha condição de diretor. E você já imaginou uma nuvem de calças? Hi! hi! hi!
- Vladimir Maiakovski – exclamou Viramundo solenemente.
Dr. Pantaleão levou um susto, deu um pulo para trás e passou a olhá-lo com mais respeito:
- Que é isso, meu filho?
- Poeta russo. Autor desse poema que o senhor mencionou, “Nuvem de Calças”.
Como já disse, e se não disse, digo agora, Geraldo Viramundo era chegado à poesia, e tinha lido o mencionado poema em tradução da autoria de outro poeta, sul-americano este, de nome Pablo Menendez de los Campos, publicada numa revista que por acaso lhe caíra nas mãos.
Tudo isso Viramundo logrou dizer às pressas, aproveitando-se do espanto do Dr. Pantaleão, que estava deveras impressionado com tamanha erudição:
- Bem, poeta russo pode ser. Mas que idéia, hi! hi! hi! Não me leve a mal se acho engraçado. Qual é mesmo o nome? Merdakovski?
Daí a origem do epíteto Merdakovski, General Búlgaro, constante da lista de apelidos por mim coligida e já apresentada neste trabalho. Só que Maiakovski não era búlgaro e, ao que me conste, nunca foi General. Mas querer, quem há-de! Encontrar alguma razão em alcunha originada num hospício? Porque, a partir daquele momento, Merdakovski ele ficou sendo, para o Dr. Pantaleão e seus inquilinos, durante a temporada que passou naquela instituição.

O Grande Mentecapto – Fernando Sabino (Capítulo IV – trecho)

A pergunta feita a Viramundo Você o que é, meu filho?, no início do texto, refere-se

a) à sua profissão.
b) ao seu nome.
c) à sua religião.
d) ao seu personagem.
e) à sua nacionalidade.


2. O trecho em que Dr. Pantaleão respondeu a Viramundo ...Se você fosse mais você, não estaria aqui. significa que ele não estaria ali porque, nesse caso,

a) seria um poeta russo.
b) estaria fora de seu juízo.
c) não seria um doido.
d) estaria só com ele mesmo.
e) estaria no lugar do médico.


3. (UFLA) Leia o comentário sobre a obra O grande Mentecapto e, a seguir, responda à questão.

O POVO brasileiro, sofrido, batido, humilhado, mas sempre de pé, lutando, jamais vencido nem desesperado, ei-lo novamente o herói de nossa literatura. Neste livro de Fernando Sabino ele se chama Geraldo Viramundo, o Grande Mentecapto, ou seja, o cordial, o generoso, o justo, o corajoso, o imbatível homem brasileiro. (Jorge Amado)

O significado da palavra “herói”, que caracteriza Geraldo Viramundo, é

a) homem elevado a semideus após a morte, por seus serviços relevantes à humanidade.
b) homem que suporta exemplarmente um destino incomum, como, por exemplo, um extremo infortúnio ou sofrimento.
c) sujeito que, sem comprovar com fatos, apregoa exageradamente o seu heroísmo.
d) pessoa em honra de quem se faz uma solenidade, uma reunião: o herói da festa.
e) indivíduo que se torna saliente por escândalos e atos menos dignos.


4. (UFLA) De acordo com a leitura da obra O Grande Mentecapto, de Fernando Sabino, julgue as afirmativas.

I. Trata-se de uma narração em 3ª pessoa, sendo o narrador conhecedor de todos os fatos.
II. Esta obra conta a história de um demente perigoso que viveu inúmeras aventuras em andanças por Minas Gerais.
III. Viramundo entrou para o manicômio por vontade própria; sua loucura chegara a tal ponto que constituía, em suas crises mais fortes, um sério risco para todos.
IV. O autor precisa traçar o mapa geográfico de Minas Gerais para atingir os pontos percorridos pelo então Geraldo Viramundo, personagem principal.

A seguir, marque a alternativa CORRETA.

a) Apenas a afirmativa I é correta.
b) Apenas as afirmativas II e III são corretas.
c) Apenas as afirmativas II e IV são corretas.
d) Apenas as afirmativas I e IV são corretas.
e) Apenas a afirmativa II é correta.

Comentários

Siga-nos:

Instituições em Destaque

 
 

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as últimas notícias do Vestibular além de dicas de estudo: