dcsimg

Questões: O Guarani, de José de Alencar - 2


6. (UFLA) Com relação à obra O Guarani, de José de Alencar, pode-se afirmar:

a) O cenário da obra é a Mata Atlântica.
b) O narrador nunca faz parte da história, apesar de contá-la.
c) A obra é narrada em 3ª pessoa, com narrador onisciente que conta a história.
d) A obra é narrada em versos.
e) No momento da destruição da casa de D. Antônio de Mariz, ocorre a trágica morte de Cecília e Peri.


7. (FUVEST) Leia o trecho de O guarani, de José de Alencar para responder ao teste:

"Álvaro fitou no índio um olhar admirado. Onde é que este selvagem sem cultura aprendera a poesia simples, mas graciosa; onde bebera a delicadeza de sensibilidade que dificilmente se encontra num coração gasto pelo atrito da sociedade?
A cena que se desenrolava a seus olhos respondeu-lhe; a natureza brasileira, tão rica e brilhante, era a imagem que produzia aquele espírito virgem, como o espelho das águas reflete o azul do céu."

Em relação ao trecho, pode-se afirmar que:

(A) nele se adota uma das principais teses naturalistas, pelo fato de se atribuir à terra a determinação do caráter de seus habitantes primitivos.
(B) representa o reconhecimento de características inatas dos indígenas, as quais não se verificavam em habitantes das cidades civilizadas da Europa.
(C) a inautenticidade com que se apresenta o índio brasileiro revela um ângulo de observação que combina com o desejo de enaltecimento das raízes da pátria.
(D) faz parte da primeira obra da literatura brasileira que manifesta interesse em traduzir e explicar a realidade da vida indígena.
(E) a idealização do selvagem está diretamente associada às fantasias egocêntricas românticas e, portanto, não pode ser entendida como expressão de um caráter genérico, nacional.

1    2

Comentários

Siga-nos:

Instituições em Destaque

 
 

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as últimas notícias do Vestibular além de dicas de estudo: