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Questões: O Primo Basílio, de Eça de Queirós - 4


17. (UNIBAN) Assinale a alternativa correta em relação às situações conhecidas como
“triângulo amoroso”, que ocorrem em O Primo Basílio, de Eça de Queirós, e Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis:

a) São situações semelhantes, pois apresentam mulheres e homens casados, e a figura do solteiro sedutor e inescrupuloso, que desestabiliza um casamento sólido.
b) São situações semelhantes, devido à classe social – a alta burguesia – a que pertencem os personagens envolvidos.
c) São situações semelhantes, uma vez que as mulheres envolvidas caracterizam-se pelo sentimentalismo ingênuo, de índole romântica.
d) São situações distintas, devido aos diferentes propósitos que guiam as atitudes de Basílio e Brás Cubas.
e) São situações distintas, devido à postura dos maridos traídos: enquanto Lobo Neves é conivente com o adultério da esposa, Jorge revela-se vingativo e determinado.


18. (FUVEST) Leia o trecho, transcrito de O primo Basílio, de Eça de Queirós:

A carruagem parou ao pé de uma casa amarelada, com uma portinha pequena. Logo à entrada um cheiro mole e salobro enojou-a. A escada, de degraus gastos, subia ingrememente, apertada entre paredes onde a cal caía, e a umidade fizera nódoas. No patamar da sobreloja, uma janela com um gradeadozinho de arame, parda do pó acumulado, coberta de teias de aranha, coava a luz suja do saguão. E por trás de uma portinha, ao lado, sentia-se o ranger de um berço, o chorar doloroso de uma criança.

Observando-se os recursos de estilo presentes na composição desse trecho, é correto afirmar que:

a) O acúmulo de pormenores induz a uma percepção impessoal e neutra do real.
b) A descrição assume caráter impressionista, dando também dimensão subjetiva à percepção do espaço.
c) As descrições veiculam as impressões do narrador, e o monólogo interior, as da personagem.
d) A carência de adjetivos confere caráter objetivo e real à representação do espaço.
e) O predomínio da descrição confere caráter expressionista ao relato, eliminando seus resíduos subjetivos.


19. (FUVEST) O primo Basílio pertence à fase dita realista de seu autor, Eça de Queirós. É reconhecido, também, como um romance de tese - tipo de narrativa em que se demonstra uma idéia, em geral com intenção crítica e reformadora. Tendo em vista essas determinações gerais, é correto afirmar que, nesse romance:

a) O foco expressivo se concentra na interioridade subjetiva das personagens, que se dão a conhecer por suas idéias e sentimentos, e não por suas falas ou ações.
b) As personagens se afastam de caracterizações típicas, tornando-se psicologicamente mais complexas e individualizadas.
c) A preferência é dada à narração direta, evitando-se recursos como a ironia, o suspense, o refinamento estilístico de períodos e frases.
d) O interesse pelas relações entre o homem e o meio amplia o espaço e as funções das descrições, tornadas mais minuciosas e significativas.
e) A narração de ações, a criação de enredos e as reflexões do narrador são amplamente substituídas pelo debate ideológico-moral entre Jorge e o Conselheiro Acácio.


20. (UNIBAN) Assinale a alternativa que não indica um tema abordado em O primo Basílio, de Eça de Queirós:

a) Crítica aos valores fantasiosos divulgados pela literatura romântica.
b) Apresentação da condição das classes pobres submetidas às injustiças sociais.
c) Condenação da hipocrisia, ociosidade e da superficialidade que caracterizam a vida burguesa.
d) Valorização das crenças religiosas, da simplicidade e honestidade, princípios tradicionais que regem a vida dos homens de bem.
e) Ridicularização da cultura artificial, vazia, exibicionista, manifestada por meio de comportamentos que se revelam pretensamente refinados.

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