dcsimg

Vestibular Unesp lista dicas antes do exame da primeira fase


Boa alimentação, descanso, controle da tensão, pontualidade – cuidados básicos evitam problemas que comprometem um ano inteiro de preparação para o vestibular. Às vésperas da prova da primeira fase, que será realizada no domingo (06/11), a Vunesp (Fundação para o Vestibular da Unesp) alerta para informações fundamentais:

Horário da Prova: os portões fecham pontualmente às 14h do dia 6 de novembro (domingo), horário em que a prova é iniciada. O candidato deve comparecer ao local de prova às 13h, mas é altamente recomendável chegar com duas horas de antecedência, às 12h. A prova terá duração de 4 horas e 30 minutos. A saída do prédio só será permitida após 2 horas do início da prova.

Local de prova: é possível consultar neste site o endereço do local de prova para cada candidato.

Formato do exame: o Vestibular da Unesp está dividido em duas fases. Na primeira, em 06/11, serão 90 questões de múltipla escolha com 5 alternativas cada. Nos dias 18 e 19 de dezembro será feita a segunda fase, com duas provas que conterão ao todo 36 questões discursivas e uma redação do gênero dissertativa. O horário para a realização das provas da segunda fase também será às 14 horas.

Segunda fase: a lista com os nomes dos convocados para a segunda fase será divulgada no dia 2 de dezembro (sexta-feira). Na mesma data, também serão informados os locais do exame da segunda fase e também da prova de habilidades específicas para os cursos que tenham essa exigência.

Documento: é obrigatória a apresentação de um documento de identidade com foto, e apenas os seguintes serão aceitos: Cédula de Identidade (RG); Carteira Nacional de Habilitação, expedida nos termos da Lei Federal nº 9.503/97; - Certificado Militar; Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS); Passaporte; Carteiras de Identidade expedidas pelas Forças Armadas, Polícias Militares e Corpos de Bombeiros Militares; Carteira de Órgão ou Conselho de Classe.

Atenção! – Será considerado ausente e eliminado do Concurso Vestibular o candidato que apresentar protocolo, cópia dos documentos, ainda que autenticada, boletim de ocorrência ou quaisquer outros documentos não citados, inclusive carteira funcional de ordem pública ou privada.

O que levar: documento de identidade; caneta esferográfica com tinta azul ou preta; lápis preto nº 2; apontador de lápis; - borracha; régua transparente.

Concorrência: A relação candidato/vaga para cada curso pode ser conferida neste site, na opção "Estatísticas".

Resultados: a lista com os nomes dos aprovados na primeira chamada e na lista de espera será divulgada em 27 de janeiro de 2012 (sexta-feira). A matrícula será realizada nos dias 08 e 09 de fevereiro.

A Vunesp orienta todos os vestibulandos a ler detalhadamente o Manual do Candidato, disponível neste link. A fundação dá ainda alguns conselhos úteis para os estudantes nesse momento de expectativa pré-prova:

1. Não exagere na dose – Os poucos dias de que você dispõe até o momento das provas têm de ser vividos com calma e ponderação. Não cometa exageros, nem no ritmo do estudo, tampouco em outras atividades que possam, pelo excesso, trazer algum tipo de perturbação a você às vésperas dos exames.

2. Não acredite em conselhos milagrosos – Há todo um folclore no tocante aos exames vestibulares sobre meios de atingir um desempenho fora do comum. Alguns conselhos a esse respeito chegam a ser absurdos, verdadeiramente hilários, e só podem representar prejuízo aos candidatos.

3. Cuide de seu estado físico – É unânime entre os educadores que o estado físico do candidato é algo muito importante antes e durante os exames. Por isso cuidado com atividades que possam trazer qualquer prejuízo a esse respeito. Nos dias que antecedem a prova, cuide de seu corpo e, se sentir algum mal-estar, consulte um médico o quanto antes.

4. Mantenha sua rotina – Uma das maneiras de evitar problemas às vésperas dos exames é manter a rotina. Cada um de nós tem uma rotina, criada e desenvolvida segundo seu próprio temperamento, seu modo de ver as coisas. Não é hora aconselhável tentar estabelecer mudanças radicais nesse momento.

5. Últimas revisões com objetividade – É claro que, mesmo faltando apenas alguns dias para as provas, você pensará em fazer revisões desta ou daquela matéria. Normalíssimo! Cuide, no entanto, de fazer isso com ponderação e tranquilidade. Procure revisar apenas aqueles pontos em que você possa resolver algumas dúvidas e garantir acertos, caso haja questões sobre o assunto na prova. Se tentar revisar tudo, não revisará nada.

6. Planeje o desempenho nas provas – O desempenho nas provas pode e deve ser planejado. Uma prova com certo número de questões objetivas, por exemplo, deve ser realizada durante determinado tempo. Vale a pena planejar o uso desse tempo, e o melhor meio para isso será a simulação com provas anteriores. Se você já fez isso, está realmente preparado para usar da melhor forma o tempo da prova.

7. Ponha a tensão a seu serviço – Em qualquer atividade de nossas vidas, certa tensão nos acompanha. É o reflexo da responsabilidade que colocamos em nosso desempenho. Prestar exames traz também um aumento dessa tensão. Esse aumento de tensão é ruim? Nem sempre. Podemos utilizar positivamente a tensão, por exemplo, dando mais atenção os enunciados das questões, relendo partes desses enunciados para evitar equívocos, revisando as respostas e o preenchimento do gabarito. Assim, a tensão será sua melhor aliada contra distrações.

8. Atenção para datas e horários – Este é um conselho óbvio, mas muitíssimo prático e útil. Datas e horários de vestibular são dados inflexíveis, não permitem exceções. Todos os anos há candidatos que perdem provas por chegar atrasados. Isso não pode acontecer com você. É melhor chegar duas horas antes no local da prova do que chegar “em cima da hora”. Um ônibus que tem um acidente, um defeito no motor, uma tempestade com enchente, um congestionamento, uma passeata de grevistas – tudo pode acontecer a qualquer momento, por isso, não vale a pena desafiar o azar.

9. Otimismo, sempre – Mantenha permanentemente atitude otimista. Todos os vencedores são grandes otimistas, acreditam que irão vencer e, por isso, fazem o que é necessário para isso.

10. Seja você mesmo – Como síntese de todas sugestões apresentadas acima, atente para esta última: seja você mesmo. Você tem um modo, um estilo, uma maneira de ser. Continue com ela, pois foi ela que o trouxe vitoriosamente até este ponto. E com ela obterá novas conquistas.

Outras informações podem ser ouvidas pelo boletim Vunesp Informa, no PodCast Unesp.

Mais informações no Disque Vunesp – (11) 3874-6300 (dias úteis, das 8h às 20h horas).

Fonte: Assessoria de Comunicação e Imprensa/Unesp


Comentários

Veja mais artigos de Vestibular

<< Outros artigos de profissoes

Comentários

Siga-nos:

Instituições em Destaque

 
 

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as últimas notícias do Vestibular além de dicas de estudo: