dcsimg

Pedagogia tem boa inserção no mercado e pouca concorrência


A Unesp oferece 425 vagas em nove opções de curso de Pedagogia, disponíveis nas cidades de Araraquara, Bauru, Marília, Presidente Prudente, Rio Claro e São José do Rio Preto. Com um total de 1.626 inscritos no exame de 2011, as carreiras apresentam média de 3,8 candidatos por vaga.

Para Tânia Cristina Arantes Macedo de Azevedo, diretora acadêmica da Fundação Vunesp (responsável pelo vestibular da Unesp), “a perspectiva profissional do pedagogo é promissora, principalmente pela quantidade de concursos públicos abertos regularmente para a área da educação”.

Na página da Vunesp, entre os concursos em andamento para a área da educação, há opções para prefeituras como as de Guaíra, São Bernardo do Campo, São Carlos e São José do Rio Preto, além da seleção para executivo público do Governo do Estado. “A demanda por professores é cada vez maior. Basta ver o número de escolas avaliadas pelo Saresp, 8.736. O País só vai avançar por meio da educação, e a Unesp aposta nisso com seus cursos de licenciatura”, conclui Tânia.

A opção com maior número de candidatos entre as disponíveis para Pedagogia foi a de Bauru, oferecida no período noturno. Para este curso, o total foi de 6,2 inscritos por vaga, enquanto a menor relação, 2,3 por vaga, foi registrada para Presidente Prudente, no período vespertino.

Diferentes características

Com oportunidade em seis câmpus, o candidatos da Unesp encontra algumas variáveis entre as unidades. Em Araraquara, a forma como é organizado o curso possibilita o aprofundamento em temas como infância e adolescência.

Mais concorrida entre as opções para Pedagogia, a unidade de Bauru, além de preparar para educação infantil e séries iniciais do ensino fundamental e na gestão escolar, propicia ênfase na pesquisa acadêmica na área educacional. Para Marília, o destaque é a preocupação inclusiva, não só com visão para a deficiência, mas em relação a diversidade, gênero, etnia, educação de jovens e adultos e direitos humanos.

Em Presidente Prudente, os alunos vão se envolver em estudos sobre políticas públicas, violência doméstica, gênero e sexualidade, educação popular, psicologia social, filosofia e educação. Os futuros professores também participam de programas de educação de jovens e adultos, inserindo-se na realidade da escola e da comunidade.

Os profissionais formados em Rio Claro terão como objetivo principal de seu currículo a docência. Apesar de ser oferecido no período noturno, o aluno deverá se envolver ao longo do curso com atividades práticas desenvolvidas durante o dia.

Além da formação tradicional do pedagogo, Rio Preto forma também para atuação em organizações não escolares, como empresas públicas ou privadas e ONGs, capacitando o profissional para trabalhar com a formação de recursos humanos. (informações extraídas do Guia de Profissões da Unesp, disponível neste link).

Pós-graduação

Conforme aponta Tânia, diretora da Vunesp, "um dos pontos fortes dos cursos de Pedagogia da Unesp é a possibilidade de envolvimento dos alunos com projetos de iniciação científica e de extensão universitária". Isso possibilita, segundo a diretora, uma maior facilidade no prosseguimento dos estudos nos programas de pós-graduação em Educação oferecidos nas unidades que sediam esses cursos.

"Ou seja, além das possibilidades de inserção no mercado de trabalho oferecidas para o graduado, os alunos que desejarem dar prosseguimento nos programas de mestrado e doutorado poderão atuar também como docentes pesquisadores no ensino superior", afirma.

As inscrições para o Vestibular 2012 estarão abertas até sexta-feira (07/10), com 6.494 vagas. Os interessados devem se cadastrar pelo site http://www.vunesp.com.br. A taxa de inscrição é de R$ 110,00, mas os mais de 500 mil alunos de último ano de ensino médio da rede pública estadual (Centro Paula Souza e Secretaria da Educação-SP) pagam R$ 27,50.

Mais informações podem ser obtidas pelo Disque Vunesp (11) 3874-6300 (dias úteis, das 8 às 20 horas). A Unesp interage diretamente com o público pelo twitter (http://twitter.com/unespreitoria) e pelo Facebook (pt-br.facebook.com/UnespReitoria)

Sobre a Unesp

A Universidade Estadual Paulista está presente em 23 cidades do Estado de São Paulo com 33 faculdades e institutos, onde desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão em todas as áreas do conhecimento. Fundada em 1976, a instituição oferece 171 cursos de graduação e 118 programas de pós-graduação. Tem 46.634 alunos (35.929 na graduação, 10.705 na pós sctricto sensu), 3.543 professores e 7.153 servidores técnico-administrativos.

Tem cerca de 1.900 laboratórios e um Hospital de Clínicas. Oferece cursos pré-vestibulares gratuitos em suas unidades, bem como diversos programas de extensão de serviços à comunidade. Três escolas de ensino técnico são mantidas pela Universidade: o Colégio Técnico Industrial em Bauru, o Colégio Técnico Industrial em Guaratinguetá e o Colégio Técnico Agrícola em Jaboticabal.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Vunesp


Comentários

Veja mais artigos de Vestibular

<< Outros artigos de profissoes

Comentários

Siga-nos:

Instituições em Destaque

 
 

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as últimas notícias do Vestibular além de dicas de estudo: