dcsimg

Provas do Vestibular UFSC 2012 acontecem de 10 a 12 de dezembro


O Vestibular UFSC 2012 será realizado de 10 a 12 de dezembro, em 23 cidades catarinenses. As provas acontecem entre 14h e 18h, mas os candidatos devem estar atentos para o fechamento dos portões às 13h45min.

O concurso oferece 5.991 vagas para 85 cursos e habilitações nos campi de Florianópolis, Joinville, Curitibanos e Araranguá. No dia 10 de dezembro, serão realizadas as provas de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, segunda língua (alemão, espanhol, francês, inglês, italiano ou libras), Matemática e Biologia; no dia 11, as provas são de História, Geografia, Física e Química; e o dia 12 é reservado para a redação e quatro questões discursivas.

O curso de Medicina continua sendo o mais disputado na Universidade Federal de Santa Catarina, com 49,61 candidatos por vaga. Na sequência aparecem os cursos de Arquitetura e Urbanismo (16,35 candidatos por vaga), Engenharia Civil (14,39), Direito Diurno (13,17) e Engenharia Química (12,86). O novo curso de Medicina Veterinária ficou entre os dez mais procurados, com índice de 10,73 candidatos por vaga.

Cuidado com eletrônicos

Como em outros anos o presidente da Comissão Permanente do Vestibular, professor Júlio Felipe Szeremeta, alerta para o cuidado com eletrônicos. Durante a realização das prova o candidato não poderá portar telefone celular, relógio (qualquer tipo), controle remoto, armas, boné, óculos escuros, calculadora, MP-player, iPod ou qualquer tipo de aparelho eletrônico. A Coperve recomenda que o candidato evite levar para o local de prova esses objetos ou seus similares. Caso compareça portando algum dos objetos, esses deverão ser desligados, envelopados, identificados e deixados na sala, em local visível, antes do início da prova. Os equipamentos eletrônicos devem ficar desligados.

Canetas transparentes

Para ter acesso ao local de provas, o candidato deve ter em mãos o original do documento de identidade informado no Requerimento de Inscrição e o documento de Confirmação da Inscrição. Para transcrever as respostas para o cartão resposta e para as folhas oficiais de redação e das questões discursivas, deve utilizar caneta esferográfica, fabricada em material transparente, de tinta preta (preferencialmente) ou azul. Na resolução das provas o candidato poderá usar lápis, borracha (sem capa) e lapiseira (fabricada em material transparente).

Enem

A UFSC vai adotar a nota da prova objetiva do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como percentual de 30% no Vestibular 2012. Contudo, caso a composição com o conceito do Enem prejudique o candidato, prevalecerá a nota do vestibular

Índice de abstenção e gabaritos

O índice de abstenção será divulgado diariamente, ao final do dia. Os gabaritos das provas serão divulgados somente no último dia do concurso (12 de dezembro), após o término da prova, no site www.vestibular2012.ufsc.br.

Ações Afirmativas

As vagas oferecidas no Vestibular UFSC/2012 serão preenchidas de acordo com o Programa de Ações Afirmativas:

- 70% das vagas de cada curso serão destinadas à classificação geral;
- 20% de cada curso serão destinadas para candidatos que tenham cursado integralmente o ensino fundamental e médio em instituições públicas de ensino;
- 10% de cada curso serão destinadas para candidatos autodeclarados negros, que tenham também cursado integralmente o ensino fundamental e médio em instituições públicas
- 9 vagas suplementares serão destinadas a candidatos autodeclarados indígenas

Mais informações no site www.vestibular2012.ufsc.br ou pelo telefone (48) 3721-9200, da Coperve

Provas:

Prova 1 - 10/12/2010 (14h às 18h)
- Língua Portuguesa e Literatura Brasileira (12 questões de proposições múltiplas);
- Segunda Língua: Alemão, Espanhol, Francês, Inglês, Italiano ou Libras (8 questões de proposições múltiplas);
- Matemática (10 questões de proposições múltiplas e/ou abertas);
- Biologia (10 questões de proposições múltiplas e/ou abertas).

Prova 2 - 11/12/2010 (14h às 18h)
- História (10 questões de proposições múltiplas);
- Geografia (10 questões de proposições múltiplas);
- Física (10 questões de proposições múltiplas e/ou abertas);
- Química (10 questões de proposições múltiplas e/ou abertas).

Prova 3 - 12/12/2010 (14h às 18h)
- Redação;
- Quatro questões discursivas.

Fonte: Arley Reis / Jornalista na Agecom


Comentários

Veja mais artigos de Vestibular

<< Outros artigos de profissoes

Comentários

Siga-nos:

Instituições em Destaque

 
 

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as últimas notícias do Vestibular além de dicas de estudo: