dcsimg

1º vestibular de 2012 a UnB acontecerá neste fim de semana


A quantidade de candidatos do 1º Vestibular 2012 da Universidade de Brasília é 19% maior do que a registrada na seleção de cinco anos atrás. A boa notícia é que a oferta mais que dobrou no período. Dados do Centro de Seleção e Promoção de Eventos (Cespe) mostram que, em 2006, eram 21.078 estudantes na concorrência por 1.002 vagas distribuídas em 61 cursos (21 candidatos por vaga). Na próxima seleção, agendada para os dias 10 e 11 de dezembro, a demanda é de 25.031 para 2.092 lugares em 96 cursos. Uma média de quase 12 candidatos por vaga. Além disso, há 539 inscritos como treineiros.

O grande crescimento do número de vagas veio com o aporte de recursos do Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni) do governo federal. Desde 2007, a UnB expandiu-se para três novos campi, construiu e reformou prédios no Darcy Ribeiro e contratou centenas de professores. “O que estamos fazendo é diminuir um grande déficit que temos no acesso ao ensino superior”, avalia Denise Imbroisi, diretora técnica de Graduação da UnB.

Além de oferecer mais oportunidades, o processo seletivo foi aprimorado nos últimos cinco anos. Entre as mudanças importantes no vestibular estão a possibilidade de alunos que não concluíram o ensino médio inscreverem-se como treineiros, a elevação da nota mínima da redação de 3 para 4 e a inclusão de questões tipo c, em que deve ser assinalada uma em quatro alternativas. “Essa modificações não partem de meras percepções. Elas ocorrem após ouvirmos as necessidades dos colegiados dos cursos e entendermos o que pode ser feito para selecionar de acordo com o perfil esperado”, explica Denise.

As provas do vestibular do próximo fim de semana também trazem novidades. Haverá pelo menos quatro questões do tipo d, em que as respostas serão construídas de forma discursiva. Os enunciados podem solicitar a criação de textos, gráficos, diagramas e desenhos. O candidato com rendimento inferior a 20% nesses itens estará eliminado da seleção. As provas de redação também passam a ser classificatórias e admitem interposição de recursos.

O que não tem mudado muito é a lista dos cursos mais concorridos. Para o 1º vestibular de 2012, as maiores demandas no sistema universal são por Medicina (130,4 candidatos por vaga), Direito diurno (51,33) e Engenharia Civil (48,25). No sistema de cotas, há inversão entre o segundo e o terceiro mais procurados: Medicina (72,25), Engenharia Civil (30,25) e Direito diurno (27,5). Em 2006, o Cespe divulgou as demandas dos sistemas unificadas. O curso de Medicina (106) liderava o rol das maiores concorrências, seguido por Direito (78) e Relações Internacionais (57).

- Veja aqui a demanda completa para o 1º vestibular de 2012.

Fonte: Agência UnB


Comentários

Veja mais artigos de Vestibular

<< Outros artigos de profissoes

Comentários

Siga-nos:

Instituições em Destaque

 
 

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as últimas notícias do Vestibular além de dicas de estudo: