dcsimg

Recursos Naturais - Demanda por petróleo vai aumentar em 2008


Nesta semana, agência previu gargalos na oferta do produto A demanda mundial por petróleo vai aumentar mais rapidamente no próximo ano e pressionar por uma elevação dos preços, segundo um relatório da Agência Internacional de Energia (AIE).

A demanda crescerá a uma média de 2,2 milhões de barris de petróleo por dia (bpd) no ano que vem, superando a expansão de 1,53 milhões de bpd registrada neste ano, disse a AIE em seu estudo mensal sobre as tendências do mercado. A AIE disse esperar, entretanto, que a Opep, o cartel dos países exportadores de petróleo, aumente sua produção e cubra a maior procura. O cartel já expressou que elevaria sua oferta, se detectar "sinais de escassez" nos mercados. Entretanto, a Opep diz que o alto preço verificado atualmente não é conseqüência da falta de fornecimento, mas de problemas de refino, tensões geopolíticas e especulação no mercado futuro.

Os preços da commodity ultrapassaram US$ 76/ barril nas últimas semanas, devido à violência que afeta a Nigéria, um dos grandes fornecedores. Para a AIE, a produção da Opep em 2008 – de 35,4 milhões de barris diários, ou um milhão a mais que neste ano – atenderá 'confortavelmente' à demanda, que deve atingir os 32,2 milhões de bpd. "Em geral, tanto em termos de capacidade de extração quanto de refino, a situação em 2008 parece neste momento ligeiramente mais confortável que em 2006 e 2007", disse a agência. Recentemente, a AIE estimou que o mundo verá a demanda por petróleo aumentar 2,2% ao ano até 2012, originando dúvidas sobre a capacidade mundial de atender à necessidade.


Comentários

Veja mais artigos de Vestibular

<< Outros artigos de profissoes

Comentários

Siga-nos:

Instituições em Destaque

 
 

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as últimas notícias do Vestibular além de dicas de estudo: