dcsimg

Aquecimento global - China supera EUA como maior emissor de gases do efeito estufa



Segundo uma agência ambiental holandesa, a demanda por carvão e um aumento na produção de cimento empurraram as emissões chinesas de 2006 para além das americanas.

SÃO PAULO - A China superou os Estados Unidos como maior produtor de dióxido de carbono do mundo em 2006, informa a Agência de Avaliação Ambiental da Holanda, conhecida pela sigla MNP. O diário britânico The Guardian comenta que já se esperava que a China - com uma economia em franco crescimento e matriz energética baseada no carvão - superasse os EUA, mas não antes de 2008, e provavelmente apenas dentro de alguns anos.

Segundo a agência holandesa, a demanda explosiva por carvão para gerar eletricidade e um aumento na produção de cimento empurraram as emissões chinesas de 2006 para além das americanas. A produção de cimento gera 4% de todas as emissões globais de CO2, diz a MNP, e a china produziu 44% do cimento de todo o mundo em 2006.

Nota publicada no website da MNP informa que a emissão total de gás carbônico gerado por combustíveis fósseis, na China, cresceu 9% em 2006, enquanto que as emissões dos Estados Unidos caíram 1,4%, na comparação com 2005. Na Europa, as emissões teriam ficado constantes, segundo a agência.


Comentários

Veja mais artigos de Vestibular

<< Outros artigos de profissoes

Comentários

Siga-nos:

Instituições em Destaque

 
 

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as últimas notícias do Vestibular além de dicas de estudo: