dcsimg

UFRJ anuncia novidades para o vestibular 2008


A Universidade Federal do Rio de Janeiro anunciou nesta segunda-feira mudanças para o vestibular 2008 da instituição, que terá inscrições abertas de 1º a 31 de agosto. Confira abaixo as mudanças.

Confira as datas do vestibular 2008

Prova de filosofia

No concurso 2008, haverá prova de filosofia para os cursos de Direito, História, Ciências Sociais, Filosofia e para todos os cursos oferecidos pela Escola de Música.

Para reunir esses cursos, que optaram por ter a prova de filosofia, foi criado o grupo 6. A prova de Filosofia será uma das cinco não específicas para o grupo 6.

As outras provas não específicas para o grupo 6 são: biologia, matemática, física e química. Cada uma das cinco provas não específicas terá quatro questões.

Curso de Engenharia

Os doze cursos oferecidos pela escola Politécnica(Engenharia Ambiental, Civil, de Computação e Informação, de Controle e Automação, Eletrônica e de Computação, Elétrica, de Materiais, Mecânica, Metalúrgica, Naval e Oceânica, de Petróleo e de Produção) passam a ser sub-opções do curso de Engenharia.

Isso faz com que seja possível concorrer às vagas de um ou vários desses cursos, indicando, na hora da inscrição, o desejo de concorrer ao curso de Engenharia e, em seguida, indicar a quais sub-opções deseja concorrer, e em que ordem de preferência.

Cursos da escola de Química

No concurso 2008, os quatro cursos do grupo 2 oferecidos pela escola de Química - Engenharia Química, de Alimentos, de Bioprocessos e Química Industrial - passam a ter entradas separadas.

100 novas vagas

Esse ano, além da criação dos cursos de farmácia e de Licenciatura em Química em Macaé, a UFRJ oferece 100 novas vagas nos seguintes cursos:

Engenharia Ambiental - 15 novas vagas
Engenharia de Petróleo - 5 novas vagas
Letras / Português - Alemão - 5 novas vagas
Letras / Português - Espanhol - 30 novas vagas
Letras / Português - Italiano - 15 novas vagas
Serviço Social - Noturno - 30 novas vagas

Pedidos de revisão

Será possível pedir revisão de até três provas. Até o concurso do ano passado, era possível pedir revisão de no máximo duas provas. Segundo a instituição, essa medida tem como objetivo aumentará ainda mais a confiabilidade dos critérios de avaliação das provas.

Fim da escolha de semestre

Nesse Concurso, o candidato não mais poderá indicar sua preferência de semestre, no caso de cursos que oferecem vagas no primeiro e no segundo semestres.

Os candidatos com maior pontuação final ocuparão as vagas do 1º semestre. A UFRJ diz que essa mudança evitará que algumas vagas fiquem desocupadas devido a remanejamentos e reclassificações ensejadas por mudanças de semestre.

Além das mudanças listadas acima, há ainda a criação dos cursos de Farmácia e de Química na unidade de Macaé.


Comentários

Veja mais artigos de Vestibular

<< Outros artigos de profissoes

Comentários

Siga-nos:

Instituições em Destaque

 
 

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as últimas notícias do Vestibular além de dicas de estudo: