dcsimg

Segundo o MEC, o orçamento de 2008 para as Federais aumentará em 20%


O orçamento das universidades federais deve aumentar em 20% no ano que vem. A projeção é do secretário-executivo do Ministério da Educação (MEC), José Henrique Paim Fernandes, que participou nesta quinta-feira (26) do 1º Seminário Nacional do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni). As informações são da Agência Brasil, órgão do Governo federal.

Fernandes disse que o Reuni tem como objetivo melhorar a infra-estrutura, ampliar o corpo docenre e aumentar a oferta de vagas nas instituições. De acordo com ele, o programa visa garatir um acréscimo de 20% no orçamento das universidades, o que hoje representaria cerca de R$ 2 bilhões.

Na avaliação do presidente da Associação Nacional dos Dirigentes de Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), Arquimedes Diógenes Ciloni, que também participou do seminário, esse aumento de 20% no orçamento deverá gerar um crescimento de 35% no número de vagas nas universidades federais nos próximos dez anos. Ciloni sugeriu mais agilidade na contratação de docentes, além da ampliação na quantidade de recursos para investimentos.

O Decreto nº 6.096, que regulamenta o Reuni, aponta entre os principais objetivos do programa a ampliação de vagas, a redução das taxas de evasão, a melhora das políticas de inclusão e assistência estudantil, a construção e readequação da infra-estrutura nas universidades e a ampliação do quadro de docentes.


Comentários

Veja mais artigos de Vestibular

<< Outros artigos de profissoes

Comentários

Siga-nos:

Instituições em Destaque

 
 

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as últimas notícias do Vestibular além de dicas de estudo: