dcsimg

É neste fim de semana: Fuvest recebe pedidos de isenção.


Os candidatos interessados em solicitar a isenção da taxa de inscrição do vestibular 2008 da Fuvest - fundação responsável pelo processo seletivo da Universidade de São Paulo (USP) - podem retirar e preencher o formulário específico neste final de semana (nos dias 4 e 5), das 8h às 17h, nos postos de atendimento da Fuvest.

Ao todo, serão concedidas 65 mil isenções. Para concorrer, os candidatos terão de comprovar carência de recursos financeiros para o pagamento do valor da taxa.

O formulário para solicitação de isenção, devidamente preenchido, deverá ser entregue em um dos postos já relacionados, nos mesmos dias e horários da distribuição. No ato da entrega, o candidato deverá anexar cópia dos seguintes documentos:

- Documento de identificação do candidato;
- Documento que comprove a realização de todo o ensino médio em escola do sistema público de ensino (municipal, estadual ou federal) ou documento que comprove a conclusão dos dois primeiros anos do ensino médio em escola do sistema público de ensino e ainda que registre estar matriculado no 3º ano do ensino médio em escola do sistema público de ensino;
- Comprovantes de renda declarada;
- Contracheque ou recibo de pagamento por serviços prestados ou envelope de pagamento ou declaração do empregador;
- Declaração assinada pelo próprio, para os autônomos e trabalhadores em atividades informais contendo as seguintes informações: nome, atividade que desenvolve, local onde a executa, telefone, há quanto tempo a exerce e renda bruta mensal em reais;
- Extrato de rendimentos fornecido pelo INSS ou outras fontes, referente a aposentadoria, auxílio doença, pensão, pecúlio, auxílio reclusão e previdência privada. Na falta deste, extrato bancário identificado, com o valor do crédito do benefício;
- Recibo de comissões, aluguéis, pró-labores e outros;
- Recibo de seguro-desemprego e do FGTS;
- Rescisão do último contrato de trabalho;
- Comprovante do valor da pensão alimentícia. Na falta deste, extrato ou declaração de quem a concede, especificando o valor;
- Comprovantes de benefícios concedidos por Programas Sociais, como por exemplo, bolsa-escola e cheque cidadão;
- Declaração da pessoa que lhe concede ajuda financeira, pagamento de despesas com escola e outras, contendo as seguintes informações: nome, endereço, telefone, valor concedido e finalidade;
- Declaração de imposto de renda pessoa física;
- Comprovante de residência.(conta de água, luz, telefone ou IPTU)
Após a entrega dos documentos acima, o candidato receberá um protocolo com o número da sua solicitação de isenção. Aqueles que não apresentarem os documentos solicitados, não terão o pedido efetivado.

A avaliação

A Coseas realizará uma triagem para verificar se o formulário para solicitação de isenção encontra-se preenchido corretamente. Após essa verificação, os pedidos serão classificados de acordo com os seguintes critérios: renda por pessoa da família e demais itens constantes no questionário sócio-econômico.

Foi estabelecido como requisito básico para obtenção do benefício, que o requerente deve ter renda individual ou esteja integrado em uma família com renda máxima correspondente a R$ 456,00 por pessoa pertencente ao domicílio.

A lista de candidatos beneficiados será anunciada dia 23 de agosto. Os candidatos habilitados deverão comparecer ao mesmo posto onde protocolaram sua solicitação, nos dias 25 e 26 de agosto e 1 e 2 de setembro, das 8h às 17h, para receber a ficha de inscrição de isento.

As inscrições para o vestibular 2008 da Fuvest serão entre os dias 9 e 16 de setembro; as provas da primeira fase serão no dia 25 de novembro e os exames da segunda fase serão entre os dias 6 e 10 de janeiro de 2008. A lista de aprovados será anunciada no dia 7 de fevereiro.


Comentários

Veja mais artigos de Vestibular

<< Outros artigos de profissoes

Comentários

Siga-nos:

Instituições em Destaque

 
 

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as últimas notícias do Vestibular além de dicas de estudo: