dcsimg

Retificado erro no Manual do Vestibular 2008


A Fuvest publicou em seu site uma retificação sobre a pergunta 12 do questionário sócio-econômico, parte do manual do vestibular, à venda desde o dia 6 deste mês. Ao perguntar qual o grau de instrução da mãe do candidato, o nível “universitário completo” é dado como o maior possível.

A pergunta anterior, sobre o pai, oferece mais uma opção: “mestrado ou doutorado”. Segundo a Fuvest, foi um erro de impressão notado apenas depois que 150 mil manuais já estavam prontos e não há como corrigir.

Quem pretende prestar vestibular para as 10.302 vagas da Universidade de São Paulo (USP), para as cem vagas da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa ou para as 150 vagas da Academia de Polícia Militar do Barro Branco, tem até o dia 12 de setembro para adquirir o kit com o manual da Fuvest.

No mesmo período, os candidatos devem pagar a taxa de inscrição do processo seletivo, que custa R$ 100,00 em qualquer agência bancária. O kit será vendido apenas em algumas agências do Santander Banespa.

O kit contém o manual do candidato, o manual da Academia de Polícia Militar do Barro Branco, um catálogo sobre os cursos e as profissões e um guia de escolas, que deve ser utilizado para o preenchimento da ficha de inscrição.

Depois do pagamento da taxa, o candidato deverá entregar a ficha de inscrição preenchida nos postos da Fuvest nos dias 9 e 16 de setembro, das 8h às 17h. A Fuvest também terá postos de inscrição alternativa, que funcionarão somente no interior de São Paulo, no período de 10 a 14 de setembro, das 9h às 16h.

Provas

A primeira fase será realizada no dia 25 de novembro, no período da tarde. A prova conterá 90 questões, valendo um ponto cada uma, das quais até 10% terão abordagem interdisciplinar.

O exame abordará as disciplinas do núcleo comum do ensino médio: português, matemática, história, física, geografia, química, biologia e inglês. Todas as questões serão do tipo teste, com cinco alternativas, sendo somente uma correta. A duração da prova é de 5 horas.

É possível utilizar a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), para melhorar a nota do vestibular. Confira no edital.

A segunda fase é constituída por um conjunto de até quatro provas discursivas, das quais, a de português, com redação e dez questões de interpretação de textos, gramática e literatura, é obrigatória para todos os candidatos convocados para a segunda fase.

As outras provas variam conforme a carreira escolhida. Cada uma é composta por dez questões de mesmo valor. Os exames serão de matemática, física, química, biologia, geografia e história. Os candidatos realizarão apenas uma prova a cada dia. Algumas carreiras exigirão também uma prova de habilidades específicas.

A Fuvest também oferece bônus de 3% na nota da primeira e da segunda fase, aos estudantes que cursaram integralmente o ensino médio na rede pública no Brasil. Os candidatos nessa condição deverão optar, na ficha de inscrição, se desejarem obter esse acréscimo.


Comentários

Veja mais artigos de Vestibular

<< Outros artigos de profissoes

Comentários

Siga-nos:

Instituições em Destaque

 
 

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as últimas notícias do Vestibular além de dicas de estudo: