dcsimg

Federal do Espírito Santo adota cotas para estudantes de escolas públicas


A Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) decidiu reservar 40% de suas vagas para estudantes do ensino público a partir do vestibular 2008. A medida foi aprovada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da entidade neste mês.

O sistema de reserva de vagas contemplará os estudantes que tenham cursado pelo menos quatro séries do ensino fundamental e todo o ensino médio em escola pública, e que tenham renda familiar inferior a sete salários mínimos.

Segundo a universidade, a meta é aumentar os percentuais para 45% em 2009, e 50% em 2010, desde que a oferta de vagas seja ampliada. O conselho também aprovou o programa de permanência na universidade para alunos em dificuldades sócio-econômicas.

Se não houver o preenchimento de todas as vagas reservadas, serão convocados os candidatos com melhor pontuação no sistema universal. Para resolver eventuais empates serão considerados os critérios de maior nota no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a maior nota na prova de redação, e a maior média nas provas discursivas.

A renda familiar será avaliada com a apresentação da declaração feita à Receita Federal. O programa de permanência fará o acompanhamento e avaliação de desempenho dos cotistas, com a implantação de ações de assistência estudantil, como bolsas de estudos, se for o caso.


Comentários

Veja mais artigos de Vestibular

<< Outros artigos de profissoes

Comentários

Siga-nos:

Instituições em Destaque

 
 

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as últimas notícias do Vestibular além de dicas de estudo: