dcsimg

I530- Projeto de lei F530 mudança na forma de ingresso à universidade


A Comissão de Educação e Cultura da Câmara deve votar nesta quarta-feira (29/8) o Projeto de Lei 6137/05, que altera a forma de ingresso nos cursos de graduação oferecidos por universidades e faculdades. Pela proposta, o vestibular será substituído por um curso de pré-graduação, onde o candidato vai estudar, durante um ano, disciplinas básicas do curso de graduação escolhido.

Segundo o deputado Alex Canziani (PTB-PR), autor da proposta, a intenção é permitir que o aluno tenha "mais certeza na opção de formação profissional". Para ele, a proposta garante um sistema de acesso ao ensino superior "democrático, progressivo, flexível, vocacional e capaz de selecionar pela competência e não apenas pelo treinamento". O relator, deputado Eliene Lima (PP-MT), recomendou a aprovação da proposta.

De acordo com o projeto, as instituições de ensino superior deverão oferecer para os cursos de pré-graduação pelo menos o triplo das vagas existentes para os cursos de graduação correspondentes. Os candidatos, no entanto, não estarão livres de processo seletivo, pois as vagas para a pré-graduação serão ocupadas por meio de um processo que aproveite o desempenho dos estudantes no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

Depois de concluído o curso de pré-graduação, os alunos serão admitidos na ordem do seu desempenho até o preenchimento das vagas. As instituições de ensino superior serão autorizadas a reduzir os cursos de graduação em um ano - período relativo ao curso de admissão.

Fonte: Última Instância


Comentários

Veja mais artigos de Vestibular

<< Outros artigos de profissoes

Comentários

Siga-nos:

Instituições em Destaque

 
 

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as últimas notícias do Vestibular além de dicas de estudo: