dcsimg

Universidades reservarão 50% das vagas para melhores do Enem


A Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio) e a Escola Nacional de Ciências Estatísticas (Ence) vão reservar 50% das vagas do vestibular 2008 para candidatos que foram bem no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2007. Ao todo, o vestibular ofertará 1.653 vagas.

Para concorrer às vagas com o aproveitamento da nota do Enem, o candidato precisa informar essa opção no ato da inscrição para o vestibular - que pode ser feita entre os dias 3 e 28 de setembro, exclusivamente pela internet. Assim, ele autorizará a universidade a obter a sua nota no Enem antecipadamente com o Ministério da Educação (MEC).

Não é a primeira vez que a UniRio e a Ence utilizam a nota do Enem como critério para selecionar novos alunos - mas é a primeira vez que elas reservaram metade das vagas para o processo seletivo via Enem.

Critérios

O principal critério para que o aluno consiga uma vaga na UniRio ou na Ence usando a nota do Enem é ele ter alcançado uma média igual ou superior a 70 pontos (juntando os resultados das provas objetiva e de redação). Em caso de empate, o desempate será feito com a nota da redação; depois com a nota da prova objetiva e, se necessário, com a idade dos concorrentes. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), responsável pelo Enem, divulgará as notas dos alunos em novembro.

Segundo a coordenação do vestibular da UniRio, a divulgação dos candidatos habilitados a uma vaga pela nota do Enem será feita uma única vez e não haverá segunda chamada. Quem não conseguir a vaga pelo método, automaticamente passará a concorrer pelo sistema universal de vagas (vestibular tradicional). As vagas não preenchidas também serão remanejadas para o sistema universal.

A primeira fase do vestibular UniRio-Ence será aplicada no dia 18 de novembro e a segunda fase ocorrerá no dia 13 de janeiro de 2008. Segundo a coordenação, a UniRio terá acesso aos resultados do Enem antes do dia 18 de novembro. Se o aluno for aprovado, ele fica dispensado de fazer a prova do vestibular. Caso ele não seja aprovado, ele deverá imprimir o cartão de comprovação da inscrição e fazer a prova normalmente.


Comentários

Veja mais artigos de Vestibular

<< Outros artigos de profissoes

Comentários

Siga-nos:

Instituições em Destaque

 
 

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as últimas notícias do Vestibular além de dicas de estudo: