dcsimg

Estudantes da Unimonte, em Santos, se transformam em gestores de empresas virtuais


Antes mesmo de terminar a faculdade, eles passam a enfrentar todos os dilemas e desafios vividos na administração de empresas.

Uma das principais febres do momento é o Second Life, um simulador da vida real em um mundo totalmente virtual e 3D. Grande parte do sucesso obtido por esse ambiente está ligado ao interesse constante do ser humano por opções que ajudam a retratar, de maneira quase fiel, vários aspectos do nosso cotidiano.
Basta levar em consideração que existem simuladores dos mais diferentes tipos, desde alguns que ensinam a dirigir carros e pilotar aviões, até mesmo aqueles que passam instruções sobre como comandar times de futebol, construir uma família, montar parques de diversão, zoológicos.

Por incrível que possa parecer, a onda dos cenários virtuais agora também invadiu o ensino superior. Estudantes do 8º ciclo do curso de Administração da Unimonte passaram do papel de aprendizes a gestores de organizações.

Por meio de uma iniciativa inovadora em todo o Estado de São Paulo, eles vêm tendo a chance de desenvolver suas habilidades de forma prática graças a uma tecnologia de educação chamada 'Empresa Simulada'.
Com essa metodologia, os universitários atuam como funcionários – em diversas funções - em empresas de um universo virtual, com direito a governo próprio, bancos, leis, fornecedores, regras de importação e exportação, impostos e outros aspectos existentes no mundo real.

"É uma ferramenta de aprendizado que tem motivado os alunos, já que eles conseguem traduzir a teoria em prática com maior intensidade. E o melhor, de uma maneira bastante real", explica o coordenador do curso de Administração, professor Pedro Andó Vianna.

Na tecnologia de 'Empresa Simulada', os alunos atuam como gestores de organizações e precisam sobreviver em um determinado mercado, comprando, vendendo e obtendo resultados a partir dos produtos ou serviços que oferece. Dessa forma, são desafiados a enfrentar todas as rotinas e dilemas de uma empresa de verdade.
Existem duas diferenças básicas entre o virtual e real. Na 'Empresa Simulada' a entrega do produto não é física e acontece por meio de emissão de nota fiscal. Além disso, não há uso de papel moeda ou dinheiro vivo. São utilizados outros meios, como talões de cheque, boletos bancários e transferência online, tudo gerenciado pelo Centro Brasileiro de Empresas Simuladas (CESBRASIL – www.cesbrasil.com.br), uma espécie de Estado-Maior.

Apenas um mês e grandes resultados - Apesar da iniciativa ter sido introduzida no curso há pouco mais de um mês, o envolvimento dos estudantes foi rápido, tanto que foram criadas 17 empresas simuladas. Todas, inclusive, estiveram com seus produtos ou serviços expostos na Feira de Negócios promovida pela Unimonte como parte da agenda da Semana de Administração, que pode ser conferida no dia 12 de setembro.

"O interessante é que conseguimos intensificar ainda mais a integração acadêmica. Para dar um exemplo, alunos de Ciências Contábeis têm atuado junto às organizações virtuais fazendo trabalho de auditoria. Integrantes do curso de Moda colaboraram na realização de desfile de uma empresa simulada de biquínis, entre outras ações. Resumindo, é uma iniciativa que pode trazer benefícios para todos os cursos", ressalta o diretor de bacharelados da Unimonte, professor Fábio Ribeiro.

De onde surgiu a idéia? As empresas simuladas nasceram a partir de uma iniciativa da Europen, uma associação sem fins lucrativos criada em 1997. Com aproximadamente 5 mil empresas cadastradas distribuídas em 42 países e interligadas pela Internet, a Europen criou um espaço onde as organizações existem de forma virtual, sendo regidas por um governo próprio e gerenciadas por universitários e professores dos cursos de Administração. No Brasil, o Centro Brasileiro de Empresas Simuladas (CESBRASIL) assume o papel de centralizador de todas as ações. Mais informações em www.cesbrasil.com.br.


Comentários

Veja mais artigos de Vestibular

<< Outros artigos de profissoes

Comentários

Siga-nos:

Instituições em Destaque

 
 

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as últimas notícias do Vestibular além de dicas de estudo: