dcsimg

começam as inscrições para a 2ª fase


Começam nesta quinta-feira (20) as inscrições para o exame discursivo do vestibular estadual do Rio de Janeiro de 2008. O processo seletivo vale para as universidades do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF) e academias de Bombeiro Militar e de Polícia Militar do Rio de Janeiro.

Podem se inscrever no exame os candidatos que obtiveram aprovação em pelo menos um dos exames de qualificação do vestibular 2008 e que tenham concluído ou estejam cursando o último ano do ensino médio. Os interessados devem realizar a inscrição pelo site da UERJ até o dia 5 de outubro. A taxa custa R$ 74,00 e pode ser paga em qualquer agência bancária até o dia 8 de outubro.

No ato da inscrição, os vestibulandos devem fazer a escolha do curso para o qual estão se candidatando. Para este vestibular são oferecidas 5.188 vagas da UERJ, 521 da UENF, 40 da Academia de Bombeiro Militar e 70 da Academia de Polícia Militar.

O exame discursivo será aplicado no dia 2 de dezembro, das 9h às 14h. Os vestibulandos responderão a três provas discursivas: uma de português e redação, para todas as carreiras, e duas de disciplinas específicas, de acordo com a carreira escolhida.

Entenda os conceitos

O resultado final será obtido pelo somatório do resultado do exame discursivo e do bônus recebido no exame de qualificação. De acordo com os resultados do exame de qualificação, os candidatos serão alocados em cinco faixas para a realização do exame discursivo:

A – aprovados com recomendação A: número de acertos maior do que 70% das questões da prova do exame de qualificação – esses candidatos receberão um bônus de 20 pontos para ser acrescido ao resultado do exame discursivo;

B – aprovados com recomendação B: número de acertos maior do que 60% e igual ou menor do que 70% das questões da prova do exame de qualificação – esses candidatos receberão um bônus de 15 pontos para ser acrescido ao resultado do exame discursivo;

C – aprovados com recomendação C: número de acertos maior do que 50% e igual ou menor do que 60% das questões da prova do exame de qualificação – esses candidatos receberão um bônus de dez pontos para ser acrescido ao resultado do exame discursivo;

D – aprovados com recomendação D:
número de acertos maior do que 40% e igual ou menor do que 50% das questões do exame de qualificação – esses candidatos receberão um bônus de cinco pontos para ser crescido ao resultado do exame discursivo, e

E – reprovados: número de acertos igual ou menor do que 40% das questões da prova do exame de qualificação – esses candidatos não poderão realizar o exame discursivo.

As notas do exame discursivo serão divulgadas no dia 15 de janeiro de 2008 e a lista dos classificados no dia 28. As universidades têm o sistema de cotas que reserva 50% das vagas para afrodescendentes, estudantes de escolas públicas e deficientes físicos.


Comentários

Veja mais artigos de Vestibular

<< Outros artigos de profissoes

Comentários

Siga-nos:

Instituições em Destaque

 
 

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as últimas notícias do Vestibular além de dicas de estudo: