Entenda como funciona o vestibular seriado

  • Data de publicação

Bicho-papo de muitos estudantes, o vestibular pode aos poucos perder seu potencial assustador. Grandes universidades do pas esto repensando seus mtodos de seleo e j falam em implantar outras modalidades de processo seletivo.

A Universidade Federal da Bahia (UFBA) quer deixar de fazer vestibular e passar a usar a nota do Exame Nacional do Ensino Mdio (Enem) para avaliar os candidatos que tentam uma vaga na instituio. J a Universidade de So Paulo (USP), uma dos maiores do Brasil, divulgou recentemente que estuda a implantao do mtodo seriado em seus processos seletivos.

Leia tambm: USP adotará vestibular seriado em 2009

Na Universidade de Braslia (UnB), outra respeitada instituio pblica de ensino, o vestibular seriado aplicado h dez anos e j selecionou 8.547 estudantes. A entidade destina 50% de suas vagas do primeiro semestre letivo aos candidatos que fazem o Programa de Avaliao Seriada (PAS).

De acordo com o gerente de interao educacional do Centro de Seleo e Promoo de Eventos da UnB (Cespe), Ricardo Gauche, a comisso de vestibular pretende aumentar a participao dos estudantes do PAS para pelo menos metade de todas as vagas anuais da instituio.

No processo seriado, o candidato faz uma prova ao final de cada ano do ensino mdio e no final recebe uma nota composta por todas as avaliaes. O contedo cobrado nas provas referente apenas ao programa letivo do ano estudado. Ou seja, o aluno que concluir a segunda srie do ensino mdio, vai fazer uma prova apenas com os assuntos que viu nesta srie. No ter que responder sobre matrias vistas na primeira srie.

No terceiro ano, o esquema funciona da mesma forma, o estudante no tem que relembrar de todos os assuntos vistos nas duas sries anteriores. A cada etapa de prova, o candidato recebe um resultado e tem como dosar sua preparao para a prova seguinte. Apenas no terceiro ano, o estudante escolhe que curso que fazer.
muito melhor fazer cada prova por ano, que juntar tudo em um ano s, afirma Gauche. O vestibular tradicional desrespeita a lgica da escola que no tem prova cumulativa, acrescenta.

O desgaste menor para o estudante e ele pode se preparar mais para cada etapa, opina o professor Guilherme Hempel, coordenador pedaggico do Colgio Geo, em Joo Pessoa. Hempel, no entanto, v tambm um lado negativo no mtodo. No comeo do ensino mdio, os alunos ainda so muito imaturos e no tm noo da importncia de se estudar para o vestibular.

Na maioria das universidades, no terceiro ano o candidato pode fazer os dois mtodos de vestibular, o seriado e o tradicional, e escolhe o que lhe der mais chances de entrar na universidade.

Para o professor Tadeu Terra, diretor de uma unidade do cursinho COC, em So Paulo, o vestibular seriado uma boa proposta, pois pode melhorar o ensino mdio, se exigir do estudante mais do que o contedo tradicional. Para mudar o comportamento do aluno preciso exigir capacidade crtica nas provas, afirma.


Comentários

Veja mais artigos de Vestibular

  • Como funcionam as cotas do Vestibular

    Saiba como as cotas do vestibular são distribuídas, critérios de seleção, leis e mais informações.

  • UEFS Vestibular 2013,2 - Locais de prova

    Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) liberou os locais de prova do Vestibular 2013.2. Provas começam no domingo.

  • O que é Sisutec?

    Entenda como funciona o Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (sisutec), criado pelo MEC para ingresso em cursos técnicos.

<< Outros artigos de profissoes

Comentários

Siga-nos:

Confira no Passeiweb

  • O primeiro voo do Homem no espaço

    Em 12 de abril de 1961 o homem decolava, pela primeira vez, rumo ao espaço. Em 2011, no aniversário de 50 anos deste fato, ocorreram comemorações no mundo inteiro e, principalmente, na Rússia.
  • Tsunami

    Tsunami significa "onda gigante", em japonês. Os tsunamis são um tipo especial de onda oceânica, gerada por distúrbios sísmicos.
 

Instituições em Destaque

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as últimas notícias do Vestibular além de dicas de estudo:
 
 
 
-

Notícias e Dicas - Vestibular

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as últimas do Vestibular e dicas de estudo: