dcsimg

Entenda como funciona o vestibular seriado

  • Data de publicação

Bicho-papão de muitos estudantes, o vestibular pode aos poucos perder seu potencial assustador. Grandes universidades do país estão repensando seus métodos de seleção e já falam em implantar outras modalidades de processo seletivo.

A Universidade Federal da Bahia (UFBA) quer deixar de fazer vestibular e passar a usar a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para avaliar os candidatos que tentam uma vaga na instituição. Já a Universidade de São Paulo (USP), uma dos maiores do Brasil, divulgou recentemente que estuda a implantação do método seriado em seus processos seletivos.

Leia também: USP adotará vestibular seriado em 2009

Na Universidade de Brasília (UnB), outra respeitada instituição pública de ensino, o vestibular seriado é aplicado há dez anos e já selecionou 8.547 estudantes. A entidade destina 50% de suas vagas do primeiro semestre letivo aos candidatos que fazem o Programa de Avaliação Seriada (PAS).

De acordo com o gerente de interação educacional do Centro de Seleção e Promoção de Eventos da UnB (Cespe), Ricardo Gauche, a comissão de vestibular pretende aumentar a participação dos estudantes do PAS para pelo menos metade de todas as vagas anuais da instituição.

No processo seriado, o candidato faz uma prova ao final de cada ano do ensino médio e no final recebe uma nota composta por todas as avaliações. O conteúdo cobrado nas provas é referente apenas ao programa letivo do ano estudado. Ou seja, o aluno que concluir a segunda série do ensino médio, vai fazer uma prova apenas com os assuntos que viu nesta série. Não terá que responder sobre matérias vistas na primeira série.

No terceiro ano, o esquema funciona da mesma forma, o estudante não tem que relembrar de todos os assuntos vistos nas duas séries anteriores. A cada etapa de prova, o candidato recebe um resultado e tem como dosar sua preparação para a prova seguinte. Apenas no terceiro ano, o estudante escolhe que curso que fazer.
“É muito melhor fazer cada prova por ano, que juntar tudo em um ano só”, afirma Gauche. “O vestibular tradicional desrespeita a lógica da escola que não tem prova cumulativa”, acrescenta.

“O desgaste é menor para o estudante e ele pode se preparar mais para cada etapa”, opina o professor Guilherme Hempel, coordenador pedagógico do Colégio Geo, em João Pessoa. Hempel, no entanto, vê também um lado negativo no método. “No começo do ensino médio, os alunos ainda são muito imaturos e não têm noção da importância de se estudar para o vestibular.”

Na maioria das universidades, no terceiro ano o candidato pode fazer os dois métodos de vestibular, o seriado e o tradicional, e escolhe o que lhe der mais chances de entrar na universidade.

Para o professor Tadeu Terra, diretor de uma unidade do cursinho COC, em São Paulo, o vestibular seriado é uma boa proposta, pois pode melhorar o ensino médio, se exigir do estudante mais do que o conteúdo tradicional. “Para mudar o comportamento do aluno é preciso exigir capacidade crítica nas provas”, afirma.


Comentários

Veja mais artigos de Vestibular

  • Qual a melhor época para escolher a carreira?

    Artigo que trata sobre qual a melhor época para começar a pensar qual curso fazer na faculdade e dicas de como escolher melhor.

  • UEFS Vestibular 2013,2 - Locais de prova

    Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) liberou os locais de prova do Vestibular 2013.2. Provas começam no domingo.

  • O que é Sisutec?

    Entenda como funciona o Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (sisutec), criado pelo MEC para ingresso em cursos técnicos.

<< Outros artigos de profissoes

Comentários

Siga-nos:

Confira no Passeiweb

  • O primeiro voo do Homem no espaço

    Em 12 de abril de 1961 o homem decolava, pela primeira vez, rumo ao espaço. Em 2011, no aniversário de 50 anos deste fato, ocorreram comemorações no mundo inteiro e, principalmente, na Rússia.
  • Tsunami

    Tsunami significa "onda gigante", em japonês. Os tsunamis são um tipo especial de onda oceânica, gerada por distúrbios sísmicos.
 

Instituições em Destaque

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as últimas notícias do Vestibular além de dicas de estudo:
 
 
 
-

Notícias e Dicas - Vestibular

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as últimas do Vestibular e dicas de estudo: