dcsimg

Provas discursivas não serão mais exigidas já a partir do 1º vestibular 2008


As provas discursivas não serão mais exigidas nos processos seletivos da Universidade Estadual de Montes Claros (MG) e a medida já será adotada a partir do próximo concurso (01/2008) previsto para dezembro. O anúncio foi feito pelo reitor da Unimontes, professor Paulo César Gonçalves de Almeida, em entrevista coletiva à imprensa. Ele esteve acompanhado da pró-reitora de Ensino, professora Maria Ivete Soares de Almeida e do presidente da Comissão Técnica de Concursos (Cotec), professor Reinaldo Marcos Batista Teixeira.

O processo seletivo da Unimontes será constituído de provas objetivas (de múltipla escolha), representando 200 pontos, e da prova de Redação, à qual serão atribuídos 20 pontos, totalizando 220 pontos. No caso das provas de múltipla escolha, serão mantidas, no entanto, as especificidades conforme a área de conhecimento (curso escolhido).

Os candidatos que estiverem concorrendo, por exemplo, a uma vaga nos cursos de Agronomia, Ciências Biológicas, Educação Física, Enfermagem, Medicina, Odontologia e Zootecnia farão provas de múltipla escolha de Língua Portuguesa/Literatura Brasileira, Química, Biologia e Língua Estrangeira (Espanhol ou Inglês) e a prova de Redação. Quanto à prova de língua estrangeira (múltipla escolha), serão oferecidas duas opções: espanhol e inglês.

Outra novidade é que as provas acontecerão num único dia e em apenas um turno. O Processo Seletivo 01/2008 será realizado no dia 16 de dezembro (domingo). Para evitar quaisquer transtornos, as provas terão duração de 5 horas. Assim, os candidatos aos cursos incluídos no grupo I farão provas pela manhã – das 8 às 13 horas – e os do grupo II farão provas das 15 às 20 horas. As inscrições para o Processo Seletivo 01/2008 da Unimontes poderão ser feitas a partir do próximo dia 1º de outubro.

Segundo o reitor, professor Paulo César de Almeida, “o principal objetivo das medidas é tornar o processo seletivo mais ágil e dinâmico, mas, sobretudo, menos estressante, porque o propósito é facilitar a vida dos candidatos, mantendo-se a qualidade que é, e sempre foi, o diferencial dos processos seletivos”. O reitor informou, ainda, ter recomendado à Comissão Técnica de Concursos que fossem adotadas medidas de segurança ainda mais rigorosas.

Também foi anunciada durante a entrevista coletiva medida que beneficiará os candidatos treinantes. Os inscritos nesta condição, estudantes regularmente matriculados no ensino médio, poderão pleitear participação junto ao programa sócio-econômico da Unimontes e, caso tenha comprovada a carência financeira, poderá ser concedida isenção ou redução no valor da taxa de inscrição.

JUSTIFICATIVA - Estudos realizados pela Comissão Técnica de Concursos, conforme explica o seu presidente, professor Reinaldo Marcos Batista Teixeira, comprovam que os candidatos que obtêm melhor desempenho nas provas objetivas (de múltipla escolha) são os mesmos aprovados nas provas discursivas. Ele observa, também, que a maioria das instituições de ensino superior já adota a medida em seus processos seletivos, deixando de incluir as provas discursivas.

Quanto à realização do processo seletivo em apenas um dia, o presidente da Cotec observa que “a decisão contribuirá, entre outros aspectos, para reduzir as despesas dos próprios candidatos e seus acompanhantes, como hospedagem, transporte e alimentação, além de proporcionar maior comodidade”. Já a partir do próximo processo seletivo da Unimontes, quem estiver inscrito para os dois grupos não necessitará mais deslocar-se de suas cidades em datas distintas.

INSCRIÇÕES – Durante o encontro com a imprensa foi assinado o edital relativo ao Processo Seletivo 1/2008. Para os interessados no sistema de reservas de vagas, as inscrições poderão ser feitas junto às agências dos Correios, no período de 1º a 15 de outubro. Quanto aos candidatos ao sistema tradicional, as inscrições serão efetivadas exclusivamente pela Internet no período de 1º a 19 de outubro. A íntegra do edital já está disponível para consulta através do endereço eletrônico www.cotec.unimontes.br


Comentários

Veja mais artigos de Vestibular

<< Outros artigos de profissoes

Comentários

Siga-nos:

Instituições em Destaque

 
 

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as últimas notícias do Vestibular além de dicas de estudo: