dcsimg

Vestibular 2008 da Unir tem recorde de inscrições


O vestibular mais concorrido do estado de Rondônia, o da Universidade Federal de Rondônia (Unir), recebeu neste ano recorde de inscritos. No total, 14.098 vestibulandos inscreveram-se para disputar uma das 1.800 vagas oferecidas pela universidade para o próximo ano letivo.

Segundo a presidente da Comissão Permanente de Processo Seletivo Discente (CPPSD) da Unir, Lúcia Mendes, este número representa um recorde de inscrições no vestibular da universidade.

Em relação ao vestibular 2007, que recebeu 12.663 inscrições, o vestibular 2008 teve um aumento de cerca de 10% no número de candidatos. Isto se deve, sobretudo, de acordo com Lúcia, ao aumento do número de vagas deste processo seletivo. Ela explica que alguns cursos, como por exemplo, geografia, história, letras/português e química, do campus de Porto Velho, que ofereciam 40 vagas, agora, contam com 50 vagas.

Já no campus de Guajará-Mirim os cursos de administração, letras/português e pedagogia também aumentaram de 40 para 50 o número de vagas em cada um. Outra novidade veio do curso de direito, do campus de Porto Velho, que terá a partir de 2008 duas turmas com entradas no primeiro e segundo semestres oferecendo cada uma 50 vagas.

Lúcia também destaca a credibilidade da Unir junto à comunidade rondoniense como um dos fatores responsáveis pela grande procura do vestibular 2008. “A Unir, sendo uma instituição pública, prima pela indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, elemento que reflete na qualidade de seus cursos”, afirma.

Outro ponto importante, segundo ela, foi o empenho da equipe da CPPSD, responsável pela organização do vestibular da Unir. “Nosso trabalho está apenas começando. Agora, com as inscrições feitas, temos ainda a realização das duas fases do vestibular. Toda a nossa equipe tem se empenhado em realizar um trabalho sério e de qualidade”, ressalta.

Concorrência - O curso mais concorrido do vestibular 2008 da Unir é o de Medicina, oferecido na capital, com uma relação de 38,6 candidatos por vaga. Em seguida, vem o curso de Direito, do campus de Cacoal, com 22,12 candidatos por vaga. O terceiro curso mais concorrido é o de Direito, do campus de Porto Velho, com início no 1º semestre, que tem uma relação de 18,12 candidatos por vaga – confira no quadro abaixo a relação candidato por vaga de todos os cursos oferecidos pela Unir.

As provas do vestibular 2008 da Unir serão divididas em duas fases, ambas de caráter eliminatório e classificatório. A primeira fase terá uma prova objetiva com 80 questões de múltipla escolha e cobrará dos candidatos conhecimentos de língua portuguesa e literatura, história, língua estrangeira (espanhol ou inglês), física, biologia, matemática, geografia e química.

A prova da primeira fase será realizada no dia 11 de novembro e o resultado está previsto para ser divulgado em 20 de novembro. Já a segunda fase, que está marcada para o dia 9 de dezembro, será uma prova discursiva e compreenderá uma redação dissertativa e duas questões sobre história e geografia regionais.

Cartão de informação do candidato - O candidato regularmente inscrito no vestibular 2008 da Unir receberá seu cartão de informação, via Correios, no período de 25/10 a 01/11. Todas as informações contidas no cartão de informação do candidato estarão também disponíveis na internet, no endereço eletrônico: http://www.vestibular.unir.br

Lúcia esclarece que o candidato que não receber seu cartão de informação no prazo estabelecido deverá entrar em contato com a CPPSD no período de 05 a 07/11.

Mais informações sobre o vestibular 2008 da Unir podem ser obtidas junto à CPPSD pelo telefone (69) 2182-2026 ou 2182-2031. O manual do vestibular 2008 da Unir encontra-se disponível para download no site http://www.vestibular.unir.br e a versão impressa pode ser encontrada nos campi da universidade.


Comentários

Veja mais artigos de Vestibular

<< Outros artigos de profissoes

Comentários

Siga-nos:

Instituições em Destaque

 
 

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as últimas notícias do Vestibular além de dicas de estudo: